Professor do IF-SC cria o mascote da edição deste ano dos Jogos Abertos de Santa Catarina
26. março 2012 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Chapecó, Gestão de Pessoas, MatériasUnir história, cultura e esporte. Essa foi a fórmula utilizada pelo professor Gerson Witte, do Campus Chapecó do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC), para criar o mascote que vai representar os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) em 2012, marcados para o mês de novembro no município de Caçador. O desenho foi escolhido entre 34 sugestões enviadas aos organizadores dos Jogos.
A inspiração para o desenho vencedor – um maquinista (confira ao lado) – partiu da marca escolhida para o evento, que é a Maria Fumaça – trem que está no Museu do Contestado de Caçador. “Queria uma figura dinâmica, que pudesse estar relacionada aos esporte e praticá-los, mas que estivesse também ligada à história do Contestado e à Maria Fumaça. O maquinista, então, pode trazer os atletas de todos os lugares do Estado para a cidade”, explica Gerson.
Para criar um vínculo ainda maior com a edição 2012 dos Jogos, as cores escolhidas para o desenho do mascote foram as da bandeira do município. “Foi trabalho duro, criei pelo menos 10 ideias antes de definirmos esta como a melhor”, afirma.
O professor do IF-SC, que dá aula de artes no Campus de Chapecó e atua como artista gráfico, especializado em desenho e ilustrações, teve ainda uma motivação pessoal para participar da seleção do mascote dos Jasc. “Eu nasci e me criei em Caçador, então tem um gosto especial poder contribuir um pouco para o sucesso do evento em minha terra”, destaca.
Em breve será realizado um concurso entre estudantes das escolas do município para escolha do nome do mascote.


Perfil no Instagram
Página no Linked-In
Canal no Youtube
Perfil no Twitter
Página no Facebook