Ensino para alunos surdos é tema de palestra no Campus Palhoça Bilíngue

29. março 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Palhoça Bilíngue, Matérias

O Campus Palhoça Bilíngue do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC), nesta terça-feira (27), iniciou o Ciclo de Palestras e Workshops que visa socializar experiências dos pesquisadores da instituição na área de educação bilíngue (português e língua brasileira de sinais – Libras). Ao todo, 98 participantes – entre professores surdos e ouvintes, movimentos em prol dos surdos e alunos do campus – assistiram a palestra “Acompanhamento didático em matemática de alunos surdos na escola”, que permitiu a aproximação da comunidade com os profissionais da área.

O professor de física, matemática, química e educação do Campus Palhoça Bilíngue, Cláudio Ferrentti, foi o palestrante do primeiro dia do evento no auditório do campus. Durante a apresentação, Cláudio discutiu a didática e o acesso a linguagem matemática de forma visual e o cuidado com o paradoxo do ouvinte em relação ao surdo. “Por meio desse conceito expliquei porque devemos ensinar os alunos surdos a partir da visão de mundo deles, sem a ideia pré-concebida de que a aprendizagem e a compreensão deles não são as mais adequadas”, afirma o professor.

De acordo com o mediador da palestra de Cláudio e professor de biologia e educação do campus, Paulo Cesar Machado, a palestra do primeiro dia do ciclo foi um sucesso junto ao público. “Todos participaram efetivamente, sugerindo, opinando, perguntando. Além disso, a partir do incentivo do palestrante na elaboração e divulgação de pesquisa, eles sugeriram a criação de grupos de pesquisa e de discussão, além de mais pesquisas e materiais didáticos na área”, explica.

Até o final deste semestre, o evento ocorrerá no auditório da Faculdade Municipal de Palhoça (onde funciona provisoriamente o campus do IF-SC). Mais informações pelo telefone (48) 3341-6615.

Confira abaixo a programação das próximas palestras do ciclo para este semestre:

Data: 17/04, às 19h30
A tradução/interpretação e o Design: desafios na produção de materiais didáticos bilíngues (Libras/Português)
Palestrantes: Márcia Dilma Felício, Daniela Satomi Saito e Sérgio H. Prado Scolari

Data: 19/06, às 19h30
Materiais didáticos bilíngues (Libras/Português) e livros infantis bilíngues
Palestrante: Márcia Dilma Felício