Moradores de Florianópolis podem participar da Hospedagem Solidária no Fórum Mundial

29. março 2012 | Escrito por | Categoria: Eventos, Matérias
A Hospedagem Solidária é um modelo adotado em vários países como alternativa à hospedagem tradicional e como uma forma de trocar experiências e conhecer novas culturas e pessoas. Essas características enquadram-se nas diretrizes do II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT), que vai ser realizado em Florianópolis entre 28 de maio e 1º de junho e que tem o IF-SC como Secretaria Executiva. Os moradores da Capital catarinense podem se cadastrar para receber em suas casas participantes do FMEPT durante os cinco dias do evento.
Para participar, o morador de Florianópolis deve preencher o Cadastro de Anfitrião, disponível no site do evento. Foi o que fez Rita de Cássia Gonçalves, moradora do bairro Córrego Grande, na região central de Florianópolis. “Participo de muitos eventos na área da educação e sei como, às vezes, é difícil encontrar hospedagem. Além disso, já tive a experiência de receber esse tipo de hospedagem [solidária] quando fui a Portugal”, conta.

Segundo Rita, a Hospedagem Solidária é uma oportunidade para troca de experiências e pode até gerar amizades. “Fiquei amiga das pessoas que me receberam em Portugal. Eram brasileiros, com quem mantenho contato até hoje e já recebi aqui em Florianópolis”, relata.

Os participantes do FMEPT, de qualquer parte do mundo, que têm interesse nessa modalidade de hospedagem, devem preencher o Cadastro de Participante, também disponível no site do evento.

O preenchimento do cadastro (participante e anfitrião) não garante a efetiva participação na Hospedagem Solidária. A gestão das informações fornecidas e o encaminhamento dos hóspedes de acordo com o perfil declarado nos formulários serão realizados pela Secretaria Executiva do II FMEPT, quando faltarem aproximadamente 40 dias para o evento.

A Hospedagem Solidária é gratuita, e o morador que receber um participante não receberá auxílio financeiro para isso. “O anfitrião se compromete ceder a quantidade de leitos que informou no site e um banheiro”, explica Tiago Savi Mondo, integrante da Secretaria Executiva do FMEPT. Moradores de todas as regiões de Florianópolis podem se cadastrar, pois haverá transporte gratuito para participantes do Fórum saindo de cinco pontos da cidade: Centro, Continente, Leste, Norte e Sul.

Os comenários não estão permitidos.