Campus Florianópolis forma primeira turma no curso de Instrumentos de Orquestra

30. março 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Matérias

Nesta quinta-feira (29), a capital de Santa Catarina ganhou oficialmente 16 novos músicos. Os formandos fizeram parte da primeira turma do curso de qualificação em Instrumentos de Orquestra, inédito no País, oferecido gratuitamente pelo Campus Florianópolis do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC). Em um pequeno concerto, os alunos – agora formados – mostraram o que aprenderam em dois anos de aula, junto com a Orquestra Experimental do IF-SC.

O coordenador do curso e maestro da orquestra, Irineu Lopes Melo, era só orgulho e satisfação. “A sensação desta noite é saber que o curso deu certo, que as pessoas abraçaram a ideia e que muitos dos estudantes podem se tornar músicos profissionais”, destacou.

Segundo o professor, durante o curso, novos talentos foram descobertos. Um deles foi o aluno Matheus Lima Alcântara, de 17 anos, que hoje toca flauta. Para o estudante do curso técnico integrado em Edificações do campus, as aulas de música foram tão intensas que o garoto até fica em dúvida se presta vestibular para um curso de engenharia ou se tenta entrar em uma faculdade de música. “O curso mudou muita coisa e abriu novas possibilidades na minha vida”, afirmou.

Com menos de um ano de aula de música no IF-SC, o estudante já integrava a orquestra do Instituto. Seu talento chamou tanto a atenção que, no ano passado, chegou a abrir um concerto no Teatro Álvaro de Carvalho, na capital, acompanhado pelo pianista Frederico Bezerra.

O curso de Instrumentos de Orquestra do campus é um dos mais procurados da Instituição. O número de candidatos é tão alto que é preciso fazer uma seleção em duas etapas: entrevista e sorteio. Como não há nenhum pré-requisito para entrar – nem de idade nem de conhecimento musical -, o resultado é uma turma bem diversificada. “Temos formandos de 12 a 70 anos, de estudantes a professores, engenheiros e aposentados”, conta o maestro Irineu.

Aos 57 anos, Hamilton Bernardo é a prova de que o curso funciona. O engenheiro nunca tinha tocado nenhum instrumento e decidiu tentar uma vaga para aprender a tocar violino, por admirar o instrumento e achá-lo bonito. Agora, Hamilton já consegue acompanhar algumas músicas junto com a orquestra do IF-SC. “O curso oferece uma formação básica, uma alfabetização musical, e agora depende de cada um continuar estudando e buscar se desenvolver ainda mais”, ressalta o engenheiro que continua fazendo uma oficina de violino no campus.

A apresentação desta quinta-feira encantou os amigos e familiares presentes e mostrou que o curso de Instrumentos de Orquestra veio para ficar. “Sabemos que temos que melhorar, mas o fato é que o curso abriu a oportunidade para qualquer pessoa estudar música de graça”, destaca Irineu.

Para o diretor-geral do Campus Florianópolis, Maurício Gariba Júnior, é muito gratificante ver um curso como esse – que reflete arte e cultura – em uma instituição fortemente relacionada à tecnologia. O grande número de inscritos para o curso – que já está na terceira turma – está, inclusive, motivando o campus a pensar no crescimento desse curso. “No futuro, estamos estudando transformar esse curso de qualificação em um curso técnico de Instrumentos de Orquestra”, adiantou Gariba.

Tags:

Um comentário até o momento. em "Campus Florianópolis forma primeira turma no curso de Instrumentos de Orquestra"

1. Vilma Ferreira Bueno disse:

Estou tendo o prazer de participar deste curso, realizado um sonho alimentado há muito tempo!
    Agradeço de coração, esta oportunidade!