Professores do IF-SC dão aulas no VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental

9. abril 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Eventos, Matérias

Educadores ambientais do IF-SC participaram do VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental (FBEA), maior evento da área, realizado entre os dias 28 e 31 de março, no Centro de Convenções Cidade de Salvador (BA). Como o tema “Educação Ambiental: Rumo a Rio +20 e às Sociedades Sustentáveis”, o Fórum foi o evento oficial para debater sobre o assunto Rio + 20 – maior conferência mundial sobre Desenvolvimento Sustentável que a ONU realizará em junho deste ano na cidade do Rio de Janeiro.

Os membros da Rede Brasileira de Educação Ambiental (Rebea) são o principal público alvo do evento para atingir os objetivos centrais do Fórum, como a contribuição e avaliação da inserção de princípios políticos da Rebea na educação ambiental brasileira e da Política Nacional de Educação Ambiental.

Em parceria com o educador social Leonardo Radaik, a professora Elisa Serena Gandolfo do Campus Garopaba ministrou a oficina “Ciranda Dobrada: Ciranda, origami e contação de histórias na educação ambiental”. Já o professor Luiz Otávio Cabral do Campus Florianópolis-Continente ministrou o mini-curso “Legislação e educação ambiental: aspectos básicos e estratégias didáticas”.

Além de educadores ambientais, o evento ainda reuniu diversas lideranças da área ambiental, órgãos públicos, representantes de comunidades tradicionais, ambientalistas, agricultores, extrativistas, representantes da sociedade civil organizada e ativistas conectados por meio de redes de educação ambiental.

Os debates realizados durante o Fórum também giraram em torno do conceito de sustentabilidade, atualmente carente de definição e utilizado com as mais diversas intenções. Segundo a professora Elisa, é fundamental que a sociedade civil esteja engajada com as condições ambientais atuais e futuras. “O desenvolvimento da educação ambiental nas instituições de ensino é fundamental para alcançar a saúde ideal do planeta, refletindo na nossa qualidade de vida”, afirma.

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.