Campus Florianópolis promove evento sobre cerâmica

13. abril 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Eventos, Matérias

O curso superior de  tecnologia em Design do Campus Florianópolis do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC) está promovendo o evento Diálogo da Cerâmica, que terá diversas atividades na área da cerâmica envolvendo arte, design, indústria e artesanato. Palestras, oficinas e exposições de peças de artistas, artesãos, designers convidados e alunos do curso estarão presentes no campus, nos dias 17 e 18 de abril. O evento será aberto ao público e gratuito. Em função de vagas limitadas, é necessário inscrever-se para as oficinas.

A iniciativa do evento, pioneiro no IF-SC, partiu do projeto de extensão “Em Torno” da Arte e do Design que teve como etapa final a inauguração do canteiro de vasos no Campus Florianópolis revitalizado pelos alunos da oficina de cerâmica do curso de Design .

Segundo uma das bolsistas do projeto que está organizando o evento, a aluna do 8º  módulo do curso de Design  Letícia Pinto Jorge, 21 anos, a ação também pretende disseminar a importância da cultura e as técnicas da cerâmica entre os estudantes a comunidade acadêmica, levando em consideração que Santa Catarina ocupa lugar de destaque na indústria de revestimentos cerâmicos. “Queremos contribuir com o conhecimento profissional dos alunos, principalmente porque não há uma disciplina de Design Cerâmico no nosso curso”, explica.

“Em Torno” da Arte e do Design
O Projeto de Extensão “Em Torno” da Arte e do Design, com duração de 5 meses , foi criado e desenvolvido pela professora do curso de Design Isabela Sielski e pelas alunas e bolsistas Letícia Pinto Jorge, Débora Eidt Ebert e Leyla Beraldo. Uma das etapas do projeto foi confeccionar cerca de 60 vasos pelos alunos da oficina de torno de cerâmica do segundo semestre de 2011. Os alunos tiveram a liberdade de escolher o modelo de suas peças.

Como parte do projeto, em fevereiro as organizadoras  também realizaram o aparo da grama e o plantio de cactus, suculentas, alecrim e algumas flores nos vasos. Alunos e professores também ajudaram as participantes com a revitalização.

Terça-Feira – 17 de abril
9:00h ABERTURA
Abertura do Evento e da exposição “Diálogos da Cerâmica”. Participação do Oleiro José Geraldo Germano da Escola de Oleiros de São José. Inauguração do “ Canteiro de Vasos”.

10:00h DESIGN ESSENCIAL
Palestra com Ruth Fingerhut, designer que atua na área de revestimento cerâmico, trabalhando com tendências e desenvolvimento de produtos. Teve experiências em empresas de médio e grande porte no estado de São Paulo, além da Portinari em Santa Catarina.

14:00h EXPERIMENTAÇÕES COM CERÂMICA E METAIS
Workshop com Luciane Garcez, artista plástica e professora de cerâmica na UDESC. Apresentação de trabalhos da artista e experimentação prática com a queima de metais na esmaltação de peças cerâmicas.

18:00h EXPERIÊNCIAS E PROCESSOS DE ALUNOS E EX-ALUNOS COM A CERÂMICA
Conversa com o aluno Alexandre Baldissera que participou do programa PIBIT com projeto sobre massas para utilização em moldes de gesso; e as ex-alunas Cloé de Haro, que realizou seu TCC com a empresa Oxford, e Mariana Castello Branco que acaba de defender sua tese de Mestrado na UFPR sobre Prototipagem rápida para produtos cerâmicos.

18:00h OFICINA DE TORNO
Oficina de torno para iniciantes ministrada por Rose Kubin, movimentos básicos e prática. Apenas 4 vagas por noite.

Quarta-feira – 18 de abril
10:00h PROJETO E DESIGN CERÂMICO
Palestra com Henrique Serbena, designer desde 1997, recebeu inúmeros prêmios nacionais e internacionais nas grandes vitrines do design em especial para Macef Selection Ceramics for Breakfast em Milão. Trabalhou em diversos escritórios de design e já foi sócio da Protodesign e Holaria Cerâmica Contemporânea.

14:00h MOLDES EM GESSO
Oficina prática com Orlando Marré sobre confecção de moldes em gesso e as possibilidades de reprodutibilidade em série de peças cerâmicas.

18:00h COLORAÇÃO DE MASSAS
Oficina com Letícia Jorge sobre como colorir argila com pigmentos minerais e diferentes temperaturas de queima.

18:00h OFICINA DE TORNO

Tags: