Articulação entre design e bilinguismo é tema de palestra no Campus Palhoça-Bilingue

18. abril 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Palhoça Bilíngue, Matérias

O Campus Palhoça – Bilíngue do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC), realizou, nesta terça-feira (17), a segunda palestra do Ciclo de Palestras e Workshops com o tema “A tradução/interpretação e o Design: desafios na produção de materiais didáticos bilíngues (Libras/Português)”. Cerca de 80 educadores bilíngues estaduais e municipais e alunos surdos da comunidade socializaram experiências com os pesquisadores da instituição na área de educação bilíngue (português e língua brasileira de sinais – Libras). O evento foi realizado no auditório da Faculdade Municipal de Palhoça, sede provisória do campus.

Mediado pelo professor Fábio Irineu da Silva, os palestrantes Márcia Dilma Felício, Sério Prado Scolari e Daniela Satomi Saito falaram sobre a produção de materiais didáticos bilíngues para o curso de Design. “A partir de um estudo de caso identificamos desafios e a necessidade em aprofundar a pesquisa na área da interpretação e tradução tanto quanto na área tecnológica para fornecer materiais digitais”, explica a professora de multimídia, Daniela Satomi Saito.

O diretor-geral do Campus Palhoça-Bilíngue, Vilmar Silva, afirma que essa segunda palestra foi muito interessante por buscar algo inovador que é a articulação entre design e bilinguismo. O professor destaca ainda os benefícios que esse ciclo de palestras está trazendo. “Com essa prática do campus de socializar as nossas pesquisas, estamos mostrando para a comunidade o que estamos desenvolvendo”, conta.

Segundo a professora de interpretação e tradução em libras e português, Márcia Dilma Felício, o público foi bem participativo, fazendo principalmente perguntas sobre tradução e interpretação bilíngue. “Além da necessidade de dicionário bilíngue em formato digital, discutimos sobre a criação de sinais, vocábulos técnicos que ainda estão em processo de criação e a importância em divulgar e tornar mais acessível a tradução e a interpretação em libras”.

A próxima palestra do ciclo será no dia 19 de junho com o tema “Materiais didáticos bilíngues (Libras/Português) e livros infantis bilíngues”. Mais informações pelo telefone (48) 3341-6615.