Atividades no Campus Araranguá celebram o dia do índio

18. abril 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Matérias

Pela primeira vez, em comemoração ao dia do Dia do Índio, o Campus Araranguá do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC) realizará atividades com o tema “Diálogos: a cultura indígena sob diferentes enfoques” na próxima quinta-feira (19). Além de oficina e palestra, alunos do 1º módulo do curso técnico em Vestuário irão expor trabalhos sobre a chegada do homem na América. Aberto e gratuito a toda comunidade, o evento tem como foco principal a reflexão sobre o assunto entre estudantes das escolas municipais e do estado.

Mais de 160 participantes terão a oportunidade de aprender e discutir diversas questões históricas e sociológicas que envolvem o povo indígena. “O evento permitirá modificar o olhar estereotipado do índio que ainda há em nossa sociedade”, explica a professora de história do curso em Vestuário, Ana Paula Pruner de Siqueira. Alunos do ensino fundamental e médio das escolas da região ainda serão acompanhados por bolsistas do campus para conhecer a estruturado Instituto, como os laboratórios.

Para produzir as exposições, os 35 alunos do curso foram divididos em grupos de três estudantes na disciplina História e Artes para pesquisar e construir peças com temas que vão desde a arqueologia à história dos primeiros aos atuais indígenas. Juntamente com este trabalho, os grupos também irão exibir um roteiro interativo e autoexplicativo.

Programação

9h às 17h3omin – Abertura da exposição: “A trajetória histórica das populações indígenas no Brasil” – Sala C202.

9h50min às 11h45min – Oficina com o Professor Edison Luiz da Silva – confecção de colares com papel e sementes usando técnicas indígenas – Sala C201.

13h30min ás 15h30min – Palestra sobre “Arqueologia indígena em Santa Catarina” com os professores Odécia Almeida de Souza (servidora da Prefeitura de Maracajá) e Daniel Arino Soares Vieira (servidor do Museu Municipal de Araranguá) – Sala C201.

15h30min – Encerramento das atividades

Mais informações sobre o evento pelo telefone (48) 3311-5079 ou pelo email ana.pruner@ifsc.edu.br.