Evento leva conhecimentos sobre cerâmica a estudantes e comunidade

18. abril 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Eventos, Matérias

Termina nesta quinta-feira, dia 18, o evento “Diálogos da Cerâmica”, que está trazendo diversas atividades e discussões ligadas à área da cerâmica para o Campus Florianópolis, envolvendo estudantes, servidores e comunidade. O evento aborda desde temas ligados à arte e ao design até o seu uso na indústria e como artesanato, sendo composto por palestras, oficinas e exposições abertas ao público. O evento é gratuito e promovido pelo curso superior de tecnologia em Design de Produto do campus.

Segundo a professora Isabela Sielski, que é uma das responsáveis pelo evento, a discussão sobre a cerâmica é especialmente importante para os alunos do curso de Design de Produto. “Temos um mercado de cerâmica muito forte em Santa Catarina e, como ainda não temos um módulo do curso que aborde esse tipo de material, uma das soluções foi promover a discussão e o aprendizado por meio de um evento como este”, conta.

O evento, que conta com profissionais e pesquisadores convidados de diversas instituições, terá atividades até o final desta quinta-feira. As vagas para oficinas são gratuitas mas, devido à quantidade limitada, é necessário realizar a inscrição no local. Clique aqui e confira a programação completa do evento.

Abertura do evento

Na quarta-feira, dia 17, foi realizada a abertura do evento no Campus Florianópolis. Além da presença de estudantes, servidores e comunidade em geral, quem participou da abertura pôde conferir a atuação de um dos mais experientes oleiros da Grande Florianópolis, José Geraldo Germano, da Escola de Oleiros Beiramar, de São José.

Há 38 anos trabalhando com cerâmica, Germano trouxe uma roda tradicional de oleiro para a o hall de entrada do Campus Florianópolis e agradeceu a oportunidade de mostrar seu trabalho para os estudantes da instituição. “Com a chegada do plástico e do alumínio, a cerâmica perdeu muito espaço. Mas felizmente hoje ela está voltando a ser reconhecida”, destaca.

Após a abertura oficial do evento foi realizada a “inauguração” do canteiro adotado pelo projeto. O canteiro, que está localizado ao lado do bar do campus, foi revitalizado utilizando-se vasos produzidos por alunos do curso de Design de Produto em oficinas de cerâmica oferecidas pela professora Isabela Sielski. “Como os estudantes do campus costumam se sentar próximo a esse canteiro, decidimos aproveitar os vasos que tínhamos prontos e fizemos uma melhoria no local”, diz a professora.

A iniciativa do evento surgiu a partir do projeto de extensão “’Em Torno’ da Arte e do Design”, que teve como etapa final a inauguração do canteiro de vasos no Campus Florianópolis. Além da professora Isabela, também participaram do projeto as alunas Letícia Pinto Jorge, Débora Eidt Ebert e Leyla Beraldo.

Clique aqui e confira as fotos do evento.

Tags: