IF-SC organiza a vinda de alunos e servidores para o Fórum

20. abril 2012 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

Na última reunião do Colégio de Dirigentes do IF-SC, realizada nessa segunda-feira (17), a Reitoria e os campi chegaram a um acordo para organizar a participação de estudantes e servidores do Instituto no II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica que será realizado de 28 de maio a 1º de junho em Florianópolis. Todos os campi de fora de Florianópolis e São José terão direito a ônibus para a locomoção dos alunos, além de uma bolsa de assistência estudantil para custear a alimentação dos estudantes.

Para estabelecer o número de alunos de cada campus que poderão vir ao Fórum com as despesas pagas, a Reitoria levou em consideração a distância das cidades para a capital, o número de alunos de cada campus e o interesse manifestado por cada campus para essa ação. Além disso, a quantidade de estudantes beneficiados foi feita com base nos recursos que foram enviados nessa semana pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação. A Setec destinou R$ 50 mil para o IF-SC viabilizar a vinda dos seus estudantes para o evento.

A proposta é que 2 mil alunos dos campi do IF-SC de fora de Florianópolis e São José possam visitar o Fórum Mundial com os custos bancados pelo IF-SC. Para isso, 14 ônibus serão disponibilizados para os campi Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Garopaba, Gaspar, Geraldo Werninghaus, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça-Bilíngue, São Carlos, São Miguel do Oeste, Urupema e Xanxerê – o que permitirá 55 viagens.

A intenção é que os ônibus alugados façam viagens de ida e volta no mesmo dia entre a cidade na qual o campus está localizado e Florianópolis. Segundo Vinicius, se for necessário, é possível alugar mais ônibus, mas os custos de alimentação terão que ser custeados pelos campi.

“Para os campi Florianópolis, Florianópolis-Continente e São José, a sugestão é que os alunos possam vir com ônibus dos próprios campi ou por conta própria, utilizando, inclusive, linhas gratuitas circulares que serão disponibilizadas para o evento na cidade durante os dias do Fórum”, explica o coordenador de eventos do IF-SC, Vinicius De Lucca Filho.

A definição dos critérios para a escolha dos alunos que virão ao Fórum com os ônibus do IF-SC e dos dias em que esses ônibus caberá a cada campus. “Podemos ajudar nessa logística, mas as definições deverão ser feitas pelos campi”, informa Vinicius. Uma decisão acordada na reunião do Colégio de Dirigentes é que será dada prioridade aos alunos que irão apresentar pôsteres durante o evento.

Em relação aos servidores, os interessados em participar do Fórum deverão procurar a direção-geral do campus. As diárias e passagens serão pagas pelos campi – com exceção dos servidores convidados a trabalhar na organização do evento. Para os servidores da Reitoria, a reitora do IF-SC, Maria Clara Kaschny Schneider, informou que cada chefia deverá organizar um esquema de escala para permitir a participação de todos os servidores em pelo menos um dia do evento.

A reitora pediu ainda que esse mesmo cuidado seja tomado nos campi. “Não podemos parar todo o IF-SC durante os dias do Fórum em função de processos como o concurso público, ingresso e compras, mas pedimos a ajuda das chefias na Reitoria e nos campi para possibilitar a participação dos servidores nesse evento tão importante para a educação profissional e tecnológica”, afirmou.

Tags: