Campus Florianópolis-Continente recebe professores franceses

24. abril 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis-Continente, Matérias

O Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC) vai enviar para a França professores para um intercâmbio de aproximadamente três meses. O funcionamento desse intercâmbio vai ser organizado nesta semana, com a presença em Florianópolis dos professores franceses Joël Migeon e Patrick Troquenet, respectivamente, do Liceu de Hotelaria de La Rochelle e do Liceu de Hotelaria e Turismo Saint-Quentin-en-Yvelines.

Os professores franceses visitam nesta semana o Campus Florianópolis-Continente do IF-SC e um hotel em Governador Celso Ramos, na região metropolitana da Capital, onde intercambistas franceses farão estágio. Serão três alunos do liceu de La Rochelle, que vêm para um intercâmbio de três meses e meio. “Eles vão poder ensinar o que aprenderam lá e aprender com a cultura brasileira. Haverá um grande ganho cultural para eles”, afirma Joël Migeon (foto).

O IF-SC vai enviar professores para um intercâmbio também de três meses para as duas instituições – há a possibilidade de cinco alunos também irem. Os liceus oferecem cursos técnicos (integrados ao ensino médio, com duração de três anos) e tecnólogos (no qual só podem se matricular egressos dos cursos técnicos) em áreas ligadas à hotelaria e ao turismo.

Joël e Patrick (foto) explicam que a formação na área de gastronomia na França é bem vista socialmente e que,  nos últimos anos, o mercado no país tem demandado uma especialização cada vez maior dos trabalhadores, principalmente nas grandes empresas. Os curso de formação tentam acompanhar essa  mudança, mas sem deixar de oferecer uma qualificação mais geral aos estudantes, permitindo a eles atuar em várias atividades.

Os professores franceses ficam na Capital até sexta-feira, quando, pela manhã, conversarão com os estudantes do Campus Florianópolis-Continente sobre “O profissional da área de gastronomia na França”. Na segunda-feira, 23, eles conheceram os cursos ofertados, a estrutura e as práticas pedagógicas do campus. A diretora em exercício do Campus Florianópolis-Continente, Elinete Eliete de Lima, fez uma apresentação geral do campus dando atenção especial à estruturação do sistema nacional de ensino desde a Formação Inicial e Continuada, passando pelo o técnico, o Proeja, os tecnólogos, bacharelados e licenciaturas e a pós-graduação.

Matéria produzida com auxílio da professora Fabiana Mortimer Amaral, do Campus Florianópolis-Continente, que fez a tradução das entrevistas com os professores franceses