Campi do IF-SC estruturam seus primeiros colegiados

25. abril 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Lages, Gestão, Matérias

Até o final deste semestre, os campi do plano de expansão II do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC) terão seus primeiros colegiados instalados. A função dos colegiados é assessorar a Direção Geral no aperfeiçoamento do processo educativo e zelar pela correta execução das políticas do campus. Os colegiados são formados por dois representantes de cada categoria – entre alunos, professores, técnicos administrativos e comunidade externa. O diretor-geral do campus e o responsável pela área de ensino, pesquisa e extensão são membros natos.

Reunião do Colegiado do Campus São Miguel do Oeste

No final de março, o Campus São Miguel do Oeste já tinha seu colegiado composto. A posse do Colegiado do Campus Lages ocorreu na última quinta-feira (19. Já a eleição do Campus Itajaí foi realizada nesta terça-feira (24.

Em maio, o Campus Gaspar será o próximo a iniciar a primeira eleição do Colegiado. Atualmente o campus está em fase de construção do edital de convocação para a eleição dos membros do colegiado. Até o final do ano, todos os demais campi da expansão II terão seus colegiados implantados.

Durante o mandato

Posse do Colegiado do Campus Lages

Entre as principais tarefas que um representante do Colegiado do Campus deverá realizar durante os dois anos de mandato estão: apreciação interna e encaminhamento ao Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) de projetos de novos cursos e alterações de cursos existentes; apreciação e aprovação do plano anual de trabalho do curso; apreciação da proposta de calendário letivo anual; apreciação da oferta anual de vagas do campus; apreciação dos dados orçamentários; definição sobre as prioridades do campus e sobre os recursos disponíveis.

Aos membros de cada segmento cabe ainda manter os eleitores informados sobre os acontecimentos ocorridos durante as reuniões. “A participação em um colegiado propicia o exercício da democracia, possibilitando o aprendizado da convivência entre os diversos segmentos em prol das finalidades do campus”, explica a diretora de gestão do conhecimento do IF-SC, Silvana Pinheiro e Silva.

Tags: