Campus Jaraguá do Sul realiza o Projeto Física dos Brinquedos

25. abril 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Matérias

O Campus Jaraguá do Sul do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC) promove a I Mostra de Brinquedos envolvendo a física. O projeto de extensão Física dos Brinquedos, destinado a alunos do ensino fundamental e médio e da educação profissional, está aberto ao público até essa sexta-feira (27) no Bloco C do campus. A expectativa é que 300 alunos da comunidade participem do evento.

Em parceria com o SESC de Jaraguá do Sul, a iniciativa da mostra partiu do projeto SESC Ciências que encontrou no IF-SC a oportunidade de alunos serem os mediadores da comunidade. Cerca de 20 voluntários do curso de licenciatura em Ciências da Natureza fazem a mediação das brincadeiras. “Os mediadores possibilitam a realização da proposta da amostra ao instigar o olhar dos princípios da física na fenomenologia do funcionamento dos brinquedos”, explica o professor de física do curso, Julio Eduardo Bortolini. Dependendo do nível da turma, os alunos da comunidade ainda são questionados para explicar como o brinquedo funciona.

Ao todo, 15 brinquedos distintos foram cedidos pelo projeto Baú de Ciências da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os objetos estão distribuídos em uma sala de aula por módulos de fenomenologia, por exemplo, equilíbrio, centro de massa, musicais etc. “Além das aulas de física, aprender ensinando também foi importante para nosso aprendizado e para quem eu mediava, já que despertava interesse de todos pela física”, afirma s aluna do IF-SC, Bruna Gabriela da Silva, que foi voluntária no evento

Os alunos das escolas básicas que visitam o espaço podem brincar à vontade dentro do tempo estipulado. Os agendamentos das turmas podem ser realizados com Carolina do SESC pelo telefone: (47) 3275-7807.