Cursos oferecem oportunidade de inserção no mundo do trabalho

27. abril 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Campus Xanxerê, Matérias

Os cursos do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC) são oferecidos de acordo com a economia local das regiões em que os campi estão localizados e, por isso, permitem a inserção dos seus formandos no mundo do trabalho. Seja para tentar o primeiro emprego, buscar uma promoção na empresa em que trabalha, aprofundar os conhecimentos adquiridos na prática ou ter uma nova opção profissional, milhares de estudantes entram no IF-SC todos os semestres com a expectativa de receber educação profissional gratuita de qualidade.

É o caso de Priscila Oliveira, 19 anos, que estudou o curso técnico em Mecânica no Campus Joinville entre 2010 e 2011 e hoje é funcionária da Tupy, considerada referência mundial em fundição. Logo que entrou no curso, ela conseguiu estágio na empresa e, depois de formada, foi contratada, atuando na área de Engenharia de Manufatura e Usinagem. “O conhecimento que adquiri no curso técnico, como soldagem, materiais e desenvolvimento de projetos, foi importante para eu conseguir atuar aqui”, conta Priscila, que já havia feito um curso de Desenho Técnico Mecânico, de menor duração, no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Para Priscila, o curso do IF-SC é bem conceituado na região. “No IF-SC, todos os professores têm, pelo menos, a graduação. Mas eu nem lembro de ter tido aula com um professor que tivesse só graduação. A maioria tem mestrado e doutorado. E muitos trabalharam na indústria, então eles têm conhecimento prático também.”

Edionei Ferrari, 31 anos, aluno do curso técnico em Administração do Campus Gaspar, considera que conseguiu uma promoção para um cargo de liderança na empresa que trabalha, a Círculo, do ramo têxtil, graças aos conhecimentos adquiridos no curso. “Estou no segundo semestre e, logo no primeiro, aprendi sobre temas como gestão de pessoas, que foi o que mais me interessou e me ajudou bastante na entrevista na promoção”, conta. O curso tem três semestres e está agradando ao estudante. “Muita gente na empresa me pergunta sobre o curso, e eu sempre indico a quem, como eu, quer voltar a estudar.”

Laércio Bobrovicz, 27 anos, é proprietário de uma pequena empreiteira em Canoinhas e aluno do primeiro semestre do curso técnico em Edificações do campus do IF-SC na cidade. Ele conta que buscou a formação técnica para aprimorar os conhecimentos adquiridos com a prática de aproximadamente 10 anos de atuação no ramo da construção civil.

“Meu pai também é dono de uma empreiteira e eu comecei ajudando ele. Procurei o curso para me aprimorar na profissão, conhecer mais sobre atividades práticas e a teoria. Para mim, o curso está sendo muito bom, com professores bastante qualificados”, diz. Laércio possui licenciatura em Geografia e preferiu fazer o curso técnico, em vez de uma graduação na área de construção civil, por questões econômicas e pessoais. Pesaram fatores como a gratuidade, a proximidade (Laércio mora na comunidade Felipe Schmidt, a 45km do Centro de Canoinhas) e o tempo de duração do curso (um ano e meio). “Sou casado, tenho família e filho aqui, então ficaria difícil para mim para fazer uma graduação em Curitiba ou Florianópolis durante quatro ou cinco anos.”

Os cursos do IF-SC são procurados também por trabalhadores que buscam uma nova opção profissional. É o caso de Adriano Lima, 31 anos, que estuda no segundo semestre do curso técnico em Segurança do Trabalho do Campus Florianópolis, um dos mais concorridos de todo o IF-SC. Ele trabalha como gari na Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap), empresa de economia mista responsável pela coleta de resíduos sólidos e pela limpeza pública nas ruas florianopolitanas, e pensa em buscar novas oportunidades profissionais depois que concluir o curso.

“Sempre lia nos jornais muitos anúncios de empresas procurando técnicos em segurança do trabalho e resolvi fazer o curso. Gostaria de trabalhar principalmente com prevenção de acidentes”, diz Adriano, que é empregado concursado da Comcap há três anos e quatro meses e foi aluno do IF-SC na década de 1990, quando fez, mas não concluiu, o curso técnico integrado ao ensino médio em Refrigeração e Ar Condicionado do Campus São José (na época, Unidade São José da ETF-SC).

Inscrições abertas

As inscrições para as provas de seleção para os cursos técnicos e de graduação do IF-SC estão abertas até 10 de junho, por meio do site www.ingresso.ifsc.edu.br. Há 2.977 em 80 cursos oferecidos em 16 cidades: Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Florianópolis, Garopaba, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça, São José, São Miguel do Oeste e Xanxerê. Mais informações no site ou pelo telefone 0800 722 0250. A ligação é gratuita.