Programa Mulheres Mil oferece dia de beleza para detentas de Jaraguá do Sul

27. abril 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Governo Federal, Matérias

Uma das turmas do Programa Mulheres Mil do Campus Jaraguá do Sul do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC) teve um dia de beleza inesquecível na última terça-feira (24). Formadas por detentas do Presídio Feminino da cidade, as 22 alunas tiveram o privilégio de se beneficiarem gratuitamente com cortes e tratamento de cabelo, maquiagem, hidratação, manicure e pedicure. De manhã e de tarde as alunas também receberam lanches.

Ao todo, 16 profissionais do Instituto Embelleze, por meio da Fundação Cultural do município atenderam as alunas do presídio. Além de ajudar na organização do evento, servidores e alunos do curso de Produção e Design de Moda montaram um estúdio fotográfico no presídio e forneceram roupas e acessórios para as alunas se produzirem.

A gestora do programa Mulheres Mil do Campus Jaraguá do Sul, Mara Rúbia Theis, explica que a ideia desse evento surgiu há alguns anos nas aulas do curso de moda que a professora coordena. “Percebemos que, por meio da moda inclusiva, poderíamos fazer o resgate da autoestima das mulheres”, destaca.

Para Vanda, uma das alunas do Programa Mulheres Mil, essa iniciativa foi importante para a turma do presídio. “Nós estávamos precisando de algo assim, principalmente pra quem não tem ou tem pouco estudo como a gente”, conta ela, que quer continuar estudando no IF-SC quando for liberada em junho.

De acordo com Mara Rúbia, o projeto pôde ser concretizado por causa das parcerias com outras instituições e da força que um programa do Governo Federal possui – como é o caso do Mulheres Mil. “Conseguimos tirar o projeto do papel com o apoio da Fundação Cultural, da prefeitura, da secretaria municipal de assistência social e do próprio presídio”, conta.

Para a assistente social do presídio, Cláudia Mançoni Costa, o dia de beleza foi uma realização. “Não tem preço ver o brilho no olhar de cada uma, hoje elas estão se sentindo pessoas normais”, afirma. Para Cláudia, o programa Mulheres Mil é uma porta que se abre para as alunas. “É uma chance única para elas”, destaca.

A agente penitenciária Elaine Ribeiro também ressalta a importância do programa. “Na sociedade, de forma geral, não há evolução se não houver educação”, afirma.

Estão previstos mais dois dias de beleza para a turma do presídio. Os eventos devem ser feitos após o dia 15 de maio.

Tags: