Visita de professores franceses fortalece vínculo entre IF-SC e escolas da França

27. abril 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis-Continente, Matérias

Com o objetivo de apresentar a infraestrutura, a forma de trabalho e o potencial dos profissionais, alunos e cursos existentes no Campus Florianópolis-Continente, a instituição recebeu, entre os dias 22 e 27 deste mês, dois professores franceses vindos dos liceus de hotelaria de La Rochelle e de Saint-Quentin-en-Yvelines. Ao longo da semana, os professores tiveram contato com as atividades desenvolvidas no campus e, também, com as diferentes realidades gastronômicas existentes no Estado, visitando desde a cultura açoriana do sul da Ilha de Santa Catarina até a produção de vinhos na região serrana. A visita fez parte das atividades do edital de cooperação bilateral Brasil-França, publicado pela Setec/MEC e no qual o IF-SC é uma das instituições envolvidas.

Segundo um dos professores visitantes, Joël Migeon, do Liceu de Hotelaria de La Rochelle, a visita ao IF-SC e ao Estado mostrou que os profissionais da região estão buscando se aperfeiçoar cada vez mais. “Chama a atenção a vontade que existe de ir mais longe”, afirma.

O professor Patrick Troquenet, do Liceu de Hotelaria e Turismo Saint-Quentin-en-Yvelines, destacou a importância da qualificação para os estabelecimentos da área da Gastronomia, mas lembrou da importância em se conciliar a qualidade e a valorização das questões regionais. “Há uma riqueza local muito grande, a qual não pode se perder com o aumento da sofisticação da técnica nos serviços de gastronomia”, disse.

Possibilidades de estágio

Na manhã desta sexta-feira, dia 27, os professores franceses realizaram um bate-papo com cerca de 40 alunos do Campus Florianópolis-Continente sobre a formação profissional e o mercado de trabalho francês na área de gastronomia. Porém, o foco do debate recaiu, muitas vezes, sobre a realização de estágios em restaurantes franceses.

Para o aluno Bruno Maia Rocha, que está no primeiro semestre do curso técnico em Panificação e Confeitaria, a possibilidade de realizar um estágio por meio da parceria entre o IF-SC e os liceus franceses significa a chance de realizar um sonho. “É algo que o IF-SC está oferecendo e que o mercado de gastronomia valoriza muito. Profissionais que tiveram experiências de trabalho fora do País são vistos com outros olhos”, destaca.

Chamou a atenção dos estudantes a rotina de trabalho e as exigências de qualificação dos profissionais que atuam na cozinha dos restaurantes franceses. “Existe uma grande possibilidade de crescimento dentro dessa área, mas ninguém cresce sem passar pelas funções mais básicas primeiro”, explicou aos alunos a professora Fabiana Amaral, do Campus Florianópolis-Continente, que trabalhou dois anos em restaurantes da França e que também era a tradutora dos visitantes franceses durante o bate-papo desta sexta-feira.

No segundo semestre deste ano serão oferecidas oportunidades de estágio na França para alunos do Campus Florianópolis-Continente. A duração do estágio será de 12 semanas e os critérios de seleção ainda serão definidos pela direção do campus. Também em outubro, uma equipe de professores do campus irá passar 15 dias na França para conhecer as práticas pedagógicas e a infraestrutura dos liceus nas áreas de cozinha, panificação e serviços de bar e restaurante.