Campi GW e Araranguá passam por urbanização e recebem nova pintura

2. maio 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Matérias

O Campus Geraldo Werninghaus está cada vez mais com “cara de IF-SC”. A nova pintura do prédio, no padrão visual do Instituto Federal (branco com verde), já o identifica com os demais campi da instituição. Outras melhorias em andamento são a urbanização e a colocação de uma cobertura entre os dois blocos do campus.

A chefe do Departamento de Obras e Engenharia do IF-SC, Giseli Martins, explica que está sendo feita uma ampla reestruturação do Campus Geraldo Werninghaus, com adaptações, principalmente na parte elétrica, e melhorias ao prédio que o Instituto Federal recebeu pronto, por meio de processo de federalização de uma ex-escola comunitária, em 2009. “É mais difícil pegar a obra pronta. Nem sempre a estrutura é a mais adequada para os cursos e laboratórios. E os trabalhos estão acontecendo junto com as aulas, então acabam ocorrendo num ritmo mais devagar.”

As obras urbanização incluem muro, portaria e estacionamento. Em janeiro, começou a colocação de uma cobertura metálica entre os dois blocos, para proteger a passagem dos alunos da chuva.

Araranguá

O Campus Araranguá também passa por obras de urbanização e recebeu nova pintura, também adaptando-se ao padrão visual do IF-SC. A urbanização inclui iluminação das principais áreas de circulação e estacionamentos, reforma e ampliação da portaria, construção de acesso alternativo ao Campus com uma guarita, pavimentação para trânsito de veículos e pedestres, pavimentação do estacionamento para 220 carros e 120 motos, drenagem da área urbanizada, replantio de mudas de árvores, plantio de arbustos e grama nas áreas de lazer e circulações externas do Campus, construção de uma central de gás e lixeira externa.

“São obras que, embora não tenham relação direta com sala de aula, vão valorizar o campus”, avalia Giseli. O projeto é do servidor Júlio César Cordeiro, do Campus Araranguá, que tem formação em Arquitetura. A fiscalização é feita pelo engenheiro Luiz Felipe Vieira Silva, da Reitoria. A área urbanizada tem, no total, cerca de 20 mil metros quadrados e foi toda adaptada às normas de acessibilidade, com rampas, espaçamentos, vagas para portadores de necessidades especiais, sinalizações e pisos podotáteis.

No final de 2011, foram feitas obras de reforma do telhado do Bloco I do Campus Araranguá, que antes sofria danos quando havia fortes ventos na região.