#EscolhaIFSC: Cursos integrados unem ensino médio com formação técnica

4. maio 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Gaspar, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Joinville, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Matérias
O IF-SC oferece a cada semestre a oportunidade de estudantes fazem na instituição o ensino médio integrado ao técnico. Nessa modalidade, o aluno cursa, durante quatro anos, disciplinas relativas ao ensino médio tradicional e à área técnica em que pretende se especializar. Para ingresso no segundo semestre deste ano, estão disponíveis 569 vagas em cursos técnicos integrados.

Gabrielli Zilli Zanellato, 14 anos, está no primeiro semestre do curso técnico integrado em Vestuário do Campus Araranguá e aprova o curso. “A gente tem professores bem dispostos a nos ensinar, que nos mostram como funcionam as coisas na prática e, com isso, aprendemos bastante”, diz. Gabrielli conta que escolheu o curso do IF-SC pela possibilidade de poder terminar o ensino médio já com uma formação profissional. “Se fosse fazer o técnico separado, depois de acabar o médio, iria demorar mais.”

Outro fator que motivou Gabrielli foi a qualidade do ensino oferecido pelo IF-SC, já visando ao vestibular, que ela pretende fazer, mas ainda não sabe para qual curso. Em geral, aproximadamente 30% dos alunos que concluem o ensino médio nos campi São José e Florianópolis (os únicos do Instituto Federal que, até o momento, formaram estudantes de ensino médio) conseguem aprovação no vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o maior do estado. O IF-SC também tem vestibular para cursos de bacharelado, de licenciatura e superiores de tecnologia.

Raoni Dutra Cunha, 17 anos, está no terceiro semestre do curso técnico integrado em Química do Campus Jaraguá do Sul. Ele conta que escolheu o IF-SC visando a obter qualificação profissional e preparação para o vestibular. “O ensino médio é ótimo, e o curso é de uma área que me interessa, a química.”

Já Michel Ariotti, 16 anos, que estuda no terceiro semestre do curso técnico integrado em Agroindústria do Campus São Miguel do Oeste, considera que sair com uma formação profissional ao fim do ensino médio o deixará bem preparado para o mundo do trabalho. “O ensino médio aplicado em uma escola estadual ou particular é o mesmo aplicado no IF-SC, somente com algumas diferenças. Além das disciplinas básicas do ensino médio tem mais algumas técnicas incluídas, temos professores de qualidade e uma estrutura boa para estudo.”

Como entrar

Para ingressar nos cursos técnicos integrados do IF-SC, é necessário fazer uma prova chamada exame de classificação, que está marcada para 1º de julho e vai classificar os primeiros colocados para preencher as vagas em cada curso. As inscrições para essa prova devem ser feitas até 10 de junho, no sitewww.ingresso.ifsc.edu.br. Há uma taxa de R$ 30 para se inscrever, mas pedidos de isenção do pagamento, para quem comprovar que não tem condições de pagar a taxa, podem ser feitos até 20 de maio.

Confira mais informações no site e no edital de abertura de vagas para os cursos técnicos integrados. Abaixo, a lista dos cursos com vagas abertas neste semestre.

Campus Chapecó
Técnico Integrado em Informática – 35 vagas | Vespertino