IF-SC participa do II Congresso Sul-americano de Energias Renováveis

4. maio 2012 | Escrito por | Categoria: Campus Xanxerê, Eventos, Matérias
Discutir os avanços tecnológicos e as possibilidades de pesquisa e extensão na área de energias renováveis em Santa Catarina e na América do Sul. Esses foram os principais objetivos da participação do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) no II Congresso Sul-Americano de Energias Renováveis, que ocorreu nos dias 3 e 4 deste mês em Xanxerê, no oeste do Estado. Com cerca de 650 participantes, o evento teve a participação de alunos e servidores dos campi Chapecó e Xanxerê.
Realizado por meio da Secretaria de Educação da prefeitura de Xanxerê, o Congresso reuniu pessoas de diversos estados brasileiros e de fora do País. Entre os participantes estavam acadêmicos, professores, pesquisadores, empresários e profissionais ligados às áreas de Energias Renováveis e de Meio Ambiente.
O IFSC participou do comitê organizador do Congresso pela segunda vez consecutiva, colaborando com a criação e manutenção do site do evento, o controle das inscrições e a certificação dos participantes. Além disso, o Campus Xanxerê manteve um estande no pavilhão principal para a divulgação dos cursos técnicos de agroindústria e de fabricação mecânica e o Campus Chapecó expôs os projetos de pesquisa que tratam da utilização de energia renovável.
Segundo a diretora-geral do Campus Xanxerê, Margarida Hahn, a participação do IFSC no II Congresso Sul-Americano de Energias Renováveis é fundamental para o compromisso da instituição com a educação e a cidadania. “O Instituto Federal tem a obrigação de se inserir nessa discussão, pois fazemos parte dessa realidade e temos muitas possibilidades de pesquisa e de parceria em projetos com empresas ligadas à área de energia”, destaca.
Ainda segundo a diretora-geral, as discussões realizadas no evento servem também de aquecimento para os debates sobre tecnologia e sustentabilidade que irão ocorrer no II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, no final deste mês.
II Congresso Sul-Americano de Energias Renováveis faz parte da edição 2012 da Festa Estadual do Milho (Femi), que ocorre a cada dois anos em Xanxerê.