Editais apoiam projetos de pesquisa e extensão em todo o Estado

7. maio 2012 | Escrito por | Categoria: Matérias

Com o objetivo de estimular e viabilizar a realização de projetos de pesquisa científica, inovação tecnológica e intervenção na comunidade, as pró-reitorias de Extensão e Relações Externas (PRERE) e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) lançaram, no último dia 4, três editais de fomento à pesquisa e à extensão em todos os campi. Os editais concedem bolsas a alunos de nível técnico ou de graduação (R$ 360,00 por mês) e a servidores (docentes ou técnicos administrativos, com valor entre R$ 500,00 e R$ 1.250,00 mensais, dependendo do edital) e a submissão das propostas ocorre exclusivamente por meio eletrônico. Confira a seguir os detalhes de cada edital.

Edital Universal de Pesquisa (nº 12/2012/PRPPGI)

Aberto até o dia 25 de maio, o edital irá selecionar projetos de pesquisa científica e inovação tecnológica que receberão bolsas financiadas pelo IFSC e pelo CNPq para alunos (R$ 360) e servidores (R$ 500). Serão disponibilizadas cerca de 110 bolsas para estudantes que participem dos projetos selecionados e 50 bolsas para servidores responsáveis por coordenar tais projetos. Conforme o edital, 40% do valor da bolsa do servidor deverão ser destinados a gastos com a viabilização do projeto.

O período de execução dos projetos vai de agosto de 2012 a julho de 2013. Entre os compromissos assumidos pelos participantes selecionados estão a elaboração de relatórios parciais do projeto, participação presencial com apresentação de Pôster na VII Mostra de Pôsteres do IFSC, a elaboração de um artigo técnico-científico para publicação nos periódicos do IFSC, a apresentação oral do artigo no Seminário de Pesquisa do IFSC e a submissão de pelo menos um artigo técnico-científico a periódicos externos à instituição.

As bolsas viabilizadas pelo edital fazem parte dos programas PIPCIT (Programa Institucional de Incentivo à Produção Científica e Inovação Tecnológica, financiado pelo IFSC, que oferece bolsas para servidores e alunos), PIBITI (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, financiado pelo CNPq, que oferece bolsas para alunos dos cursos de graduação) e PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, financiado pelo CNPq, que oferece bolsas para alunos dos cursos de graduação, sendo que parte delas são específicas para alunos de graduação que ingressaram por meio do sistema de cotas).

Clique aqui para conferir o edital nº 12/2012/PRPPGI.

Edital de Apoio ao Fortalecimento de Grupos de Pesquisa (nº 13/2012/PRPPGI)

Destinado ao fortalecimento da atuação dos grupos de pesquisa existentes no IFSC, este edital irá destinar um montante global de até R$ 279.600,00 a projetos de pesquisa. As propostas deste edital devem ser submetidas até o dia 25 de maio e cada proposta pode solicitar o apoio financeiro de até R$ 15.000,00.

A equipe do projeto deve conter pelo menos três pesquisadores e pode contar com a participação de até três alunos bolsistas. O valor da bolsa destinado ao coordenador do projeto será de R$ 1.250,00 e aos estudantes será de R$ 360,00, pagos pelo número de meses estipulados no cronograma do projeto (máximo de 12 meses). Conforme o edital, o valor pago ao servidor deverá ser integralmente aplicado na realização do projeto.

Os projetos contemplados pelo edital 13/2012/PRPPGI deverão apresentar relatórios e planilhas de gastos parciais e finais, além de comprovar um dos seguintes resultados: a) submissão de pelo menos um projeto de pesquisa, relacionado com o tema da proposta
contemplada neste Edital, para órgão de fomento externo; b) Submissão de artigo para periódicos B2 ou superior; c) Submissão de pedido de patente junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI); ou d) Produção de pelo menos um livro ou capítulo de livro. Ao final do período da pesquisa, o Grupo de Pesquisa ao qual os pesquisadores estiverem vinculados também não deverá ser caracterizado como um grupo de pesquisa atípico, conforme regras do CNPq.

Clique aqui para conferir o edital nº 13/2012/PRPPGI.

APROEX – Edital do Programa de Apoio a Projetos de Extensão (nº 01/2012/PRERE)

Aberto para o recebimento de propostas até o dia 4 de junho, o edital Aproex tem o objetivo de viabilizar atividades acadêmicas que contribuam para o acesso ao saber e para a diminuição das desigualdades sociais, fortalecendo a área de Extensão no IFSC e sua integração com as atividades de Ensino e de Pesquisa. As atividades fomentadas por este edital devem ser realizadas entre 9 de julho e 9 de dezembro deste ano, tendo como público-alvo a comunidade externa do IFSC.

Podem ser apoiados projetos que se enquadrem nas seguintes linhas: Cultura, Arte e Desportos; Saúde; Meio ambiente; Social; ou Educação e Formação Inicial e Continuada. Para tal serão disponibilizadas 125 bolsas, sendo 25 para servidores (R$ 500,00) e 100 para estudantes (R$ 360,00). Conforme edital, 40% dos recursos destinados ao servidor devem ser utilizados no desenvolvimento do projeto.

Além de permitirem a integração entre o IFSC e a comunidade externa e possuírem impacto social, ambiental ou econômico, os projetos selecionados deverão ter seus saberes compartilhados ao final da sua execução. A divulgação em eventos internos e externos à instituição também estão previstos no edital.

Clique aqui para conferir o edital nº 01/2012/PRERE.

Tags: , , ,