IF-SC participa do Fórum Catarinense de Economia Solidária

7. maio 2012 | Escrito por | Categoria: Eventos, Governo Federal, Matérias

Na última semana, o IF-SC participou, pela primeira vez, do Fórum Catarinense de Economia Solidária (FCES). O FCES visa organizar anualmente reuniões entre as secretarias sociais dos municipais e estaduais e as sociedades civis para oportunizar condições favoráveis ao fortalecimento e a visibilidade dos empreendimentos de economia solidária de Santa Catarina. A reunião, que contou com 50 representantes, ocorreu na Diretoria Regional de Trabalho e Emprego (DRT) em Florianópolis.

A economia solidária é o conjunto de atividades econômicas e sociais de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito organizadas sob a forma de autogestão. Esta alternativa de geração de trabalho e renda que promove a inclusão social e o desenvolvimento local é gerada sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, entre outros. Entre as atividades das organizações formais estão a produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário.

O IF-SC conta com dois projetos de extensão que envolvem a economia solidária: o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e o Programa Mulheres Mil, iniciativas que desde setembro de 2011 fazem parte das ações de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria. O Programa de Catadores, outro projeto do Governo Federal, também foi tema de debate entre os participantes do evento.

A responsável pelo Programa Mulheres Mil no IF-SC e representante do Instituto no Fórum, Silvana Maria Frigotto, afirma que a reunião atingiu um dos objetivos da Diretoria de Extensão do IF-SC: contribuir para o desenvolvimento da sociedade  constituindo um vínculo que estabeleça troca de saberes, conhecimentos e experiências para a constante avaliação e vitalização da pesquisa e do ensino. “O evento foi essencial para a aproximação do IF-SC com a sociedade civil”, declara.

O diretor do Departamento de Estudos e Divulgação da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), vinculada ao Ministério do Trabalho, Valmor Schiochet, que conduziu a reunião, explanou sobre a importância de trabalhar de forma articulada e real com as necessidades do público mais vulnerável. Ao término do Fórum, ficou estabelecido o encaminhamento de recursos provenientes de editais do Senaes que estão sendo implantados em formato de projetos nas secretarias sociais de Blumenau, Joinville, Itajai, Brusque e Chapecó.

A próxima reunião, no dia 1º de junho, será sobre a integração dos projetos do Governo, estado e municípios.

Tags: , , , ,

Os comenários não estão permitidos.