IFSC realiza os I Jogos do Instituto Federal de Santa Catarina (JIFSC) em junho

11. maio 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Eventos, Matérias

Em 15 de junho, o IFSC realizará a primeira edição de seus Jogos do Instituto Federal de Santa Catarina (JIFSC), destinados a alunos de todos os campi. O evento será realizado no Campus Florianópolis e vai servir também como seletiva para formar a delegação do IFSC que vai participar dos Jogos dos Institutos Federais da Região Sul (JIF-Sul), em agosto.

No total, oito modalidades vão compor o JIFSC: futsal, vôlei, basquete, handebol, atletismo, xadrez, tênis de mesa e vôlei de duplas. Todas nos naipes masculino e feminino. Quatro modalidades (futsal, xadrez, atletismo e tênis de mesa) serão de competição, ou seja, o campus vencedor será a base do IF-SC nos JIF-Sul naquele esporte, podendo atletas de outros campi serem incluídos. As demais serão de apreciação, e os destaques serão incorporados a equipes regulares que o Campus Florianópolis já mantém.

Podem participar do JIFSC alunos nascidos após 1º de janeiro de 1991. Quem tiver interesse, deve procurar servidor representante de seu campus no grupo de trabalho (GT) Jogos Institucionais (ver contatos abaixo). A participação no evento depende de avaliação do representante e da disponibilidade de recursos do campus. As inscrições serão feitas até 11 de junho.

Outras modalidades

O JIFSC vai selecionar também a equipe de futebol de campo do IFSC no JIF-Sul, apesar de essa modalidade não ser disputada nos jogos internos em 15 de junho. Serão escolhidos atletas que se destacarem no futsal. Quem pratica judô ou natação, esportes que fazem parte dos Jogos dos Institutos Federais Nacionais (JIF) mas não estão na programação do JIFSC nem do JIF-Sul, também pode procurar o representante de seu campus no GT Jogos Institucionais.

Objetivo

Além da integração entre estudantes, o professor Mateus Colares (Araranguá), coordenador do GT, explica que os JIFSC visam a promover as atividades físicas entre os estudantes. “A ideia é estimulá-los a incorporar alguma atividade física no seu cotidiano, que em decorrência podem trazer vários benefícios em sua saúde e qualidade de vida.”

Representantes

Confira abaixo a lista de representantes de cada campus no GT Jogos Institucionais.

Araranguá – Mateus Cardoso Colares (mateus.colares@ifsc.edu.br)

Caçador – Daiane de Lourdes Toledo (daiane.toledo@ifsc.edu.br)

Canoinhas – Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (47 3624-0727)

Chapecó – Éder Ferrari (eder.ferrari@ifsc.edu.br)