Bonecos representam aprendizado de alunas do Programa Mulheres Mil

14. maio 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Matérias

Na última semana, as alunas do Programa Mulheres Mil do Campus Jaraguá do Sul participaram do fechamento das disciplinas com o desenvolvimento de trajes para bonecos com base nas aulas sobre Conhecimento Histórico-Social Local Direitos da Mulher e Saúde e Meio Ambiente. As estudantes também assistiram ao vídeo Educação em Direitos Humanos como mais uma forma de consolidar os conhecimentos aprendidos.

As cem alunas das turmas do período noturno e do Presídio Feminino do município tiveram o desafio de vestir um boneco feminino articulado em miniatura para retratar as temáticas mais significativas das aulas. Individual ou em equipes de até três pessoas, as mulheres fizeram o uso de revistas e papéis de reciclagem para construírem as bases e dar forma às vestimentas e complementando com resíduos de aviamentos para decoração.

De acordo com a gestora do Programa em Jaraguá do Sul, Mara Rúbia Theis, a atividade proporcionou a acessibilidade para todas as alunas poderem se expressar. “As artes visuais – como desenho, colagens e uso de cores – tem sido uma ótima forma de desenvolvimento de processos de aprendizagem interdisciplinares com este público que tem diferentes graus de escolaridade”, explica a professora que utiliza os 3R’s (repensar, reduzir e reciclar) na didática do curso.

Além da apresentação oral do trabalho em sala de aula, a finalização do trabalho ainda contou com uma exposição no campus. Para Mara Rúbia, a exibição dos bonecos visa a socialização dos saberes com a comunidade interna e visitantes e o conhecimento do andamento das aulas. “É indescritível a satisfação de vê-las a cada dia superando os obstáculos e suas limitações, crescendo como mulheres cidadãs mais conscientes de seu potencial”, acrescenta.

Tags:

Um comentário até o momento. em "Bonecos representam aprendizado de alunas do Programa Mulheres Mil"

1. Elson Quil Cardozo disse:

Essas meninas são demais!!!
    Parabéns ao grupo que incentiva o conhecimento através desse tipo de atividades!!!
    Isso é cidadania!!! É o braço do IF-SC se estendendo ao nosso principal objetivo: a educação gratuita de qualidade para todo brasileiro!