#EscolhaIFSC: Cursos Proeja aliam retorno aos estudos a formação técnica

18. maio 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Matérias

Interessados em voltar a estudar depois de algum tempo fora de uma escola regular têm a oportunidade de aliar o estudo à qualificação profissional nos cursos Proeja Técnico, que oferecem formação de nível médio integrada a cursos técnicos. No segundo semestre de 2012, o IF-SC abre duas turmas nessa modalidade: Proeja Técnico em Cozinha, no Campus Florianópolis-Continente (30 vagas), e Proeja Técnico em Vestuário, no Campus Jaraguá do Sul (35 vagas).

“Depois que voltei a estudar, muita coisa mudou na minha vida, e para melhor”, afirma Cláudia Maria Pacheco, 38 anos, que parou de estudar quando concluiu o Ensino Fundamental, em 1990. Divorciada, mãe de quatro filhos, ela procurou o IFSC há cerca de um ano para se inscrever no curso Proeja Técnico em Panificação e Confeitaria, por incentivo do patrão. “Antes eu só trabalhava, era uma pessoa muito tímida. Hoje com a convivência com os colegas e professores eu me sinto muito mais preparada”, compara. Depois de 22 anos longe da escola, ela não tem dúvidas: quando tiver o certificado de técnica nas mãos, vai fazer um curso tecnológico na mesma área. “Agora eu não paro mais.”

Apesar da idade e dos tempos diferentes, a história de Cláudia tem muito a ver com a de Danilo Gabriel de Carvalho, 18 anos, também aluno do Proeja Técnico em Panificação e Confeitaria do Campus Florianópolis-Continente. Ele reconhece que não se interessava pela escola regular – tanto que desistiu dos estudos após concluir a oitava série do Ensino Fundamental. Estimulado pelo pai, que é engenheiro eletricista e técnico em Eletrotécnica formado pelo IFSC, Danilo resolveu retomar os estudos no Proeja. “Escolhi o curso de panificação porque quando morei sozinho comecei a me interessar por cozinha. E fazer um curso técnico abre muitas portas. O meu pai é engenheiro, mas o trabalho dele hoje se deve à formação como técnico.”

Cláudia e Danilo participaram, na última quinta-feira (17 de maio), da 1a Mostra Proeja do IF-SC, que reuniu trabalhos de alunos da modalidade no Campus Florianópolis-Continente. Com outros colegas, eles apresentaram um painel com os resultados da oficina de integração sobre as cinco regiões do Brasil, desenvolvida nas aulas de Geografia. “Uma coisa muito legal é que nossas aulas são dinâmicas, animadas, participativas. Nada a ver com aquelas aulas monótonas que eu tinha antes”, compara Danilo.

A seleção para os cursos Proeja Técnico do semestre 2012.2 são feitas por sorteio. Para se inscrever, os interessados devem ter Ensino Fundamental completo e idade mínima de 18 anos. O sorteio público está marcado para o dia 12 de junho e os resultados saem no dia seguinte. Veja todas as informações sobre o processo seletivo para essa modalidade no site http://ingresso.ifsc.edu.br.

Cursos Proeja Técnico – 2012.2

Campus Florianópolis-Continente
Proeja Técnico em Cozinha
Carga horária: 2.400 horas (com estágio obrigatório)