Encontro define metodologia para criação do primeiro curso bilíngue a distância de pedagogia

24. maio 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Palhoça Bilíngue, Matérias

A criação do primeiro curso bilíngue a distância do País em Pedagogia deu mais um passo neste mês. Entre os dias 15 e 17 ocorreu, no Rio de Janeiro, a segunda reunião presencial das instituições responsáveis pela elaboração do projeto do curso, durante a qual foi definida a metodologia que será utilizada por essas instituições para construção do projeto do curso. No total, 63 pessoas participaram da reunião, sendo que o IFSC é a instituição coordenadora do processo de construção.

Segundo o diretor-geral do Campus Palhoça/Bilíngue e um dos coordenadores do processo de construção do curso, Vilmar Silva, o projeto está sendo elaborado de maneira coletiva. “Trabalhamos numa metodologia que permitirá a participação ativa de todas as instituições interessadas em contribuir”, destaca.

Ainda segundo Silva, a reunião deste mês definiu os elementos que deverão constar no projeto do curso. Entre esses elementos estão a priorização de vagas para candidatos surdos, o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como a primeira língua do curso e do português escrito como a segunda língua, a criação de todo material didático em Libras e a garantia de mobilidade de alunos e educadores para permitir a realização de trabalhos e pesquisas em conjunto.

A próxima etapa da criação do curso é a elaboração do pré-projeto propriamente dito, o qual irá conter as linhas gerais do curso. Os representantes das instituições que compõem o grupo devem realizar um novo encontro em julho, no Instituto Federal de Goiás, para discutir a matriz curricular do projeto.

Atualmente fazem parte do grupo as universidades federais do Amazonas, do Ceará, do Espírito Santo e de Santa Catarina, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, o Instituto Nacional de Educação de Surdos e os institutos federais de Goiás e de Santa Catarina (coordenador).

Além do diretor-geral do Campus Palhoça/Bilíngue, também a servidora Renata da Silva Krusser, do mesmo campus, representou o IFSC na reunião realizada no Rio de Janeiro.

Clique aqui e confira como foi a primeira reunião do grupo, realizada em Florianópolis.

Tags: , , ,