Proeja de Urupema trabalha higiene e manipulação de alimentos de modo diferente

25. maio 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Urupema, Matérias

Nesta semana, alunos do curso Proeja/FIC em Produção e Processamento de Frutas do Campus Urupema apresentaram aos professores produtos desenvolvidos para a disciplina Higiene e Manipulação de Alimentos, produzidos com gila, um tipo de abóbora comum na região serrana. Esses produtos – doce de gila (embalado e rotulado) e sementes desidratadas de gila, nas versões doce e salgada – foram desenvolvidos por meio de uma proposta diferente implantada pelo professor João Augusto Provesi, da unidade curricular Higiene e Manipulação de Alimentos (HMA).

“Normalmente HMA não é uma das unidades curriculares favoritas dos alunos, pois é uma disciplina um tanto quanto metódica, muito baseada na legislação vigente. Para esse semestre, eles poderiam optar pelas tradicionais aulas expositivas ou fazer um trabalho diferente, algo que todos participassem e abordassem os conhecimentos da unidade curricular”, conta João.

A decisão da turma foi de desenvolver um produto que empregasse uma matéria-prima da região e, com isso, trabalhar conceitos de HMA. Os alunos criaram uma empresa fictícia, chamada EJA Pro Doces, e começaram a agir como se fossem uma equipe de desenvolvimento. “Fizemos um brainstorming, onde foram levantadas mais de 30 ideias de potenciais produtos, alguns inclusive que eu desconhecia”, explica o professor. A gila acabou sendo a escolhida.

Em aulas teóricas e práticas, os estudantes trabalharam em vários aspectos do desenvolvimento do produto, desde a formulação e o processamento até as informações que iriam para o rótulo. Pensando em uma tecnologia mais limpa e aproveitamento total da matéria-prima, trabalharam também com a utilização dos “resíduos”, como as sementes e a casca, que foi usada para compostagem.

“O trabalho teve um bom envolvimento dos alunos. As aulas tiveram presença quase total, algo difícil no curso. Também serviu para motivar os alunos para os próximos semestres, quando as aulas práticas serão mais frequentes”, avalia o professor João Provesi.

Um comentário até o momento. em "Proeja de Urupema trabalha higiene e manipulação de alimentos de modo diferente"

1. Olá, Nair! Entre em contato com o pessoal do Campus Urupema pelo telefone (49)3236-1255.