Campus Palhoça-Bilíngue promoveu mesa sobre a formação profissional de surdos

6. junho 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Palhoça Bilíngue, Eventos, Matérias

O diretor-geral do Campus Palhoça-Bilíngue do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Vilmar Silva, e a professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Ronice Müller de Quadros organizaram, no II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, a apresentação “Movimentos Sociais Surdos e a Formação Profissional e Tecnológica Bilíngue (Libras/Português)”. A apresentação ocorreu na terça-feira, dia 29, no período da tarde, e teve tradução simultânea em Libras.
O diretor-geral do campus discutiu o aprimoramento do ensino bilíngüe no ensino público por meio de pesquisas, trabalhos de extensão e com a apropriação das novas tecnologias de informação. Já a professora Ronice falou sobre o desenvolvimento dos cursos em libras da UFSC.
Para Vilmar, as universidades precisam mudar a idéia de que o ensino para os deficientes deve ser visto de forma diferenciada. “Precisamos construir esse conceito pela lógica da inclusão, diversidade e semelhança”, destaca.
Além dessa atividade técnico-científica, o Instituto também apresentou a atividade autogestionada “O modelo pedagógico EaD do IFSC”. A autogestionada abordou a articulação progressiva da instituição com as tecnologias da informação na ampliação do acesso ao conhecimento, na inclusão social e na multiplicidade da oferta nos cursos presenciais e a distância.