História de aluna do Campus Gaspar será exibida na Rio+20

15. junho 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Gaspar, Eventos, Matérias

A história da aluna Lenir de Aguiar Rodrigues, do programa Mulheres Mil do Campus Gaspar do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), será exibida em vídeo na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que começa nesta quarta, dia 13, no Rio de Janeiro. A gravação será mostrada na Arena Socioambiental, um espaço promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) dentro da Rio+20.

Lenir é moradora de Blumenau, trabalha como servente em um Centro de Educação Infantil (CEI) em Gaspar e, à noite, tem aulas no programa Mulheres Mil no campus do IFSC, que fica próximo à creche. A rotina de Lenir é: acordar às 3h30, sair para o trabalho às 4h, começar a estudar às 18h30 e só terminar às 22h30, chegando em casa à meia-noite. “Se me perguntam se eu gosto das aulas do Mulheres Mil, só posso dizer: o que você acha? Saio de casa de madrugada e retorno à meia-noite e ainda continuo no programa!”, conta.

Essa história de força de vontade, aliada ao fato de ela ter sido beneficiada por programas sociais do governo federal (Minha Casa Minha Vida e Mulheres Mil) fez com que a aluna do Campus Gaspar fosse selecionada para fazer a gravação. O vídeo será exibido na exposição Portinari+Brasileir@s, que vai funcionar das 11h às 20h, dentro da Arena Socioambiental.

A Arena Socioambiental é um espaço promovido pelo governo federal para dialogar com a sociedade civil durante a Rio+20. Foi criada para apresentar ao mundo estratégias brasileiras bem-sucedidas de combate à pobreza e às desigualdades sociais no contexto do desenvolvimento sustentável.

Montada nos pilotis e jardins do Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, a Arena será palco de debates, exposições e atividades culturais a partir de sábado (16). Uma feira de produtos representativos da rica sociobiodiversidade brasileira também terá seu lugar. O acesso é livre.

Mulheres Mil

O programa Mulheres Mil oferece formação profissional e tecnológica a mulheres de baixa renda, melhorando as condições de vida em que elas e suas famílias vivem. As alunas têm aulas ligadas ao seu dia-a-dia (como português, matemática, saúde, meio ambiente, cidadania e direitos da mulher) e aulas profissionalizantes (as quais variam de acordo com o curso oferecido).

Os cursos do Mulheres Mil são sempre gratuitos e são oferecidos nos campi do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC) e em instituições parceiras. As mulheres que querem ser alunas desses cursos precisam ter, no mínimo, 18 anos e precisam comprovar a sua baixa renda.

Como a inscrição nos cursos do Mulheres Mil depende da abertura de novas turmas, as interessadas devem ficar atentas às vagas divulgadas no Portal do IF-SC (www.ifsc.edu.br) e no site de inscrições (www.ingresso.ifsc.edu.br). Até o momento, o IF-SC já ofertou cerca de 600 vagas em cursos do programa Mulheres Mil, nos campi Gaspar (foto), Jaraguá do Sul e São Miguel do Oeste.

Tags: