Greve no IFSC: confira como foi o movimento na primeira semana de paralisação

22. junho 2012 | Escrito por | Categoria: Gestão, Gestão de Pessoas, Matérias

Nesta semana, teve início na segunda-feira (18) a greve no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Nos primeiros dias de paralisação, a adesão é parcial no Instituto. Os servidores que aderiram ao movimento realizaram diversas ações pelo estado.

De acordo com as informações dos diretores-gerais dos campi, as atividades ocorreram normalmente nesta semana nos campi Caçador, Chapecó, Criciúma, Garopaba, Lages, São Miguel do Oeste, Urupema e Xanxerê. Nos campi Araranguá, Canoinhas, Florianópolis-Continente, Florianópolis, Gaspar, Geraldo Werninghaus, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Palhoça-Bilíngue, São José e na Reitoria, a adesão dos servidores é parcial. A orientação para os alunos continua sendo para que procurem a direção-geral dos seus campi e coordenadores de curso para saber quais aulas estão mantidas, pois a adesão pode crescer nas próximas semanas.

Na segunda-feira (18), a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, e comando de greve dos servidores da instituição reuniram-se para discutir a manutenção de serviços essenciais durante a paralisação. Foi apresentada pela Reitoria uma lista com 12 pontos considerados essenciais para a instituição, ou seja, que devem ser mantidos em funcionamento mesmo durante a greve (clique aqui para conferir). O comando está analisando a proposta e uma nova reunião com a Reitoria será marcada para discutir o tema.

Maria Clara destaca que a Reitoria está aberta para o diálogo e vai atuar para que as negociações avancem em nível federal. “Na próxima semana, irei à Brasília e um dos assuntos junto ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica é a greve”, conta.

A reitora destaca que a greve é um momento de crise, mas pede a compreensão dos alunos nesse momento em que os servidores também estão no seu direito de lutar por melhorias. “Pedimos tranquilidade aos alunos, pois iremos repor todas as aulas. Entendemos que este é um movimento legítimo e respeitamos o posicionamento de cada servidor em aderir ou não à greve”, destaca.

A greve dos servidores do IFSC segue um movimento nacional da categoria. As reivindicações junto ao governo federal incluem, entre outros pontos, reajuste salarial, estabelecimento de data-base e reestruturação das carreiras dos técnicos administrativos e dos docentes do ensino básico, técnico e tecnológico.

Durante essa semana, o Sinasefe-SC – sindicato que representa os servidores do IFSC – realizou diversas ações pelo estado. Representantes do Sindicato visitaram servidores em vários campi para explicar o movimento e pedir o apoio dos servidores. De acordo com o coordenador do Sinasefe-SC, Marcos Neves, o Comando de Greve está analisando a questão dos serviços essenciais apresentados pela Reitoria e deve dar um retorno até esta sexta-feira (22).

Na próxima semana, no dia 28 de junho, o Fórum Estadual das Entidades de Servidores Federais vai realizar, no período da tarde, um ato público em Florianópolis, reunindo várias categorias em greve. Uma reunião estadual com representantes do IFSC de todo o estado também está programada para ser realizada no mesmo dia.

Ainda não há uma previsão de uma assembleia-geral do Sinasefe-SC. De acordo com Marcos Neves, o Sindicato aguarda uma proposta do governo para que possa fazer avaliações.

Tags: ,