Servidor do IFSC assume comando do IFFarroupilha

25. junho 2012 | Escrito por | Categoria: Matérias

Primeira reunião de Jesué com os servidores da Reitoria do IFFarroupilha

Desde o início de junho, o professor Jesué Graciliano da Silva, ex-reitor pro tempore do IFSC e ex-ouvidor do Instituto, assumiu temporariamente o comando do Instituto Federal Farroupilha. O convite em assumir a gestão pro-tempore veio do Ministério da Educação em função de um impasse na homologação das eleições do instituto gaúcho. A previsão é que o servidor do IFSC permaneça no cargo de reitor até 15 de agosto.

O ex-reitor do IFSC explica que o MEC, em comum acordo com o ex-reitor do IFFarroupilha, Carlos Alberto, entendeu que era importante a mediação da transição ser conduzida por um reitor interino externo ao IFFarroupilha. “A mediação pôde ocorrer porque tive a preocupação de me colocar neutro, sem escolha de lados. Mas desde o inicio eu escolhi o lado de respeito à democracia e o princípio da legalidade”, ressalta.

Após identificar os motivos que impediam a homologação das eleições, Jesué conseguiu o parecer jurídico da Procuradoria Federal informando que as eleições obedeceram o Decreto 6986/2009 e a lei de criação dos institutos e que não haveria nada que justificasse a anulação. “Atuei no sentido de esclarecer os conselheiros sobre a questão e convoquei nova reunião do Conselho Superior”, conta.

Reunião do Conselho Superior em que os resultados das eleições foram homologados

A homologação dos resultados das eleições ocorreu no dia 20 de junho e o processo já foi protocolado em Brasília. Jesué mediará agora o processo de transição de gestão para a reitora eleita Carla Comerlato Jardim.

Após gerenciar a crise em função da ausência de definição sobre quem seria o novo reitor, a meta de Jesué é atuar na transição de gestão para que o IF Farroupilha possa se beneficiar da experiência trazida pelo gestor da sua atuação no IFSC. “Muitas ações da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional do IFSC são possíveis de serem implementadas aqui, por exemplo, que ainda não possui uma pró-reitoria nesse sentido”, conta.

Tags: