Aluna do Programa Mulheres Mil do Campus Gaspar é a primeira a formalizar um empreendimento

27. junho 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Gaspar, Governo Federal, Matérias

Vitalina Teixeira do Amaral, 53 anos, é a primeira aluna do Programa Mulheres Mil do IFSC a formalizar um empreendimento. Um mês após o início do curso, a estudante do Campus Gaspar criou a miniempresa Vita Doces e Salgados que comercializa trufas, chocolates e salgadinhos.

Depois de um ano vendendo bombons informalmente, Vitalina descobriu que o curso do Mulheres Mil que fica próximo à sua casa poderia lhe proporcionar mais conhecimentos sobre como abrir e manter o próprio negócio. “Os conteúdos que aprendi nas aulas sobre como administrar uma miniempresa e pagar as contas me deixaram segura, preparada e estimulada para me inscrever no Sebrae”, afirma.

Solteira, mãe de quatro filhos e avó de uma neta, Vitalina explica que quando trabalhou como costureira por 20 anos não imaginava que um dia seria capaz de viver só por meio de um empreendimento. “Eu trabalhei desde muito cedo. Já na 7ª série tive que deixar os estudos para trabalhar fora como babá e doméstica”, declara. No último mês de aula, em agosto, Vitalina terá a oportunidade de fazer cursos de qualificação profissional como Informática, Gestão Doméstica, Bar e Cozinha e Vestuário.

Além de vender doces e salgados na rua, no Campus Gaspar e em escolas da região, Vitalina também já comercializou na Feira de Economia Solidária do II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. A professora de matemática do curso Mulheres Mil do campus, Vanessa Oechsler, afirma que a aceitação do público das trufas vendidas por Vitalina incentivou a aluna a aderir ao empreendimento formal. “Isso demonstra que estamos conseguindo ampliar a renda e a escolaridade dessas mulheres”, diz.

Tags: