IFSC lança campanha de prevenção ao vírus da gripe A

27. junho 2012 | Escrito por | Categoria: Matérias, Reitoria

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) lança esta semana uma campanha de prevenção ao vírus da gripe A. De acordo com a Vigilância Epidemiológica do Estado, até o momento já foram confirmados notificados 1193 casos da doença e 33 mortes já foram registradas.

A Diretora Executiva do IFSC, Silvana Rosa Lisboa de Sá, explica que a demanda surgiu dos campi localizados em regiões do estado onde há um maior número de casos confirmados da doença. “Alguns servidores ficaram preocupados com a situação e entraram em contato conosco solicitando alguma orientação sobre o assunto. Entramos em contato com os órgãos responsáveis e a informação passada é que não se trata de uma epidemia, e que a melhor coisa que podíamos fazer era uma campanha de prevenção”, declara.

Além de se prevenir contra a doença, Silvana ressalta que procurar um tratamento adequado é fundamental. “O mais importante é que as pessoas que sentirem os sintomas da doença evitem comparecer ao local de trabalho ou estudo e procurem um médico o quanto antes”, esclarece.

Silvana explica ainda que existe a intenção de viabilizar a vacinação para todos os alunos e servidores em 2013, antes do início do inverno. “Estamos prevendo isso para o próximo ano, mas tudo vai depender de como ficará o orçamento e os processos de compras para o ano que vem”, finaliza.

Apesar do grande número de casos confirmados da doença no estado, principalmente na região do Vale do Itajaí, até o momento não foi registrado nenhum caso entre servidores e alunos do IFSC.

Confira as dicas de como se prevenir contra a gripe:

• Cubra a boca e o nariz com um lenço quando tossir ou espirrar
  • Tussa ou espirre no seu antebraço, não em suas mãos, que são importantes veículos de contaminação.
  • Limpe as mãos depois de tossir ou espirrar. Lave-as com água e sabão e seque-as com papel toalha.
  • Utilize álcool em gel para higienizar as mãos após usar maçanetas e corrimãos.
  • Não frequente, se estiver gripado, ambientes fechados e com aglomeração de pessoas.
  • Não compartilhe alimentos e objetos de uso pessoal.
  • Não use medicamentos sem orientação médica e procure o seu médico ou uma unidade de saúde, em caso de gripe, para diagnóstico e tratamento adequados.

O Departamento de Marketing desenvolveu cartazes com estas dicas que serão distribuídos em todos os campi do IFSC.