Alunos do IFSC participam da Feira das Miniempresas 2012

29. junho 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Matérias

Neste sábado (30), alunos dos cursos integrados do Campus Florianópolis do IFSC participam, pelo terceiro ano consecutivo, da Feira das Miniempresas 2012. O evento é promovido pela Junior Achievement Santa Catarina, organização responsável pelo Programa Miniempresa.

O professor João Goulart Júnior, coordenador do Programa Miniempresa no IFSC, explica que o principal objetivo do programa é incentivar a prática do empreendedorismo entre os alunos. “É um projeto educacional, de formação extracurricular, em que os alunos aprendem a criar e gerir uma empresa”, declara.

Durante o programa, os estudantes aprendem os conceitos de montagem, venda de ações, gestão, margem de lucro e mercado. “É uma simulação, com atividades práticas que vai desde a criação da empresa até a comercialização final dos produtos”, comenta o professor.

Para o coordenador do projeto, a participação dos alunos nesse tipo de evento é importante porque aproxima os “miniempresários” ainda mais da realidade. “No dia a dia eles lidam com um público limitado, geralmente amigos e familiares, mas neste evento, eles têm a oportunidade de mostrar, explicar e comercializar os produtos para um público bem mais abrangente”, conclui.

O evento acontece no piso térreo do Beiramar Shopping, em Florianópolis, das 11h às 22h. A entrada é gratuita.

Aprender na prática

Alessandra Cavalheiro Brianezzi, de 17 anos, aluna do curso técnico integrado de Eletrotécnica, conta que quando resolveu entrar para o programa, há dois meses, não imaginava que o aprendizado seria tão intenso. “O que me motivou a entrar no programa foi primeiramente pelo curriculum, mas depois sabendo como é o planejamento e a finalidade que o programa oferece, minhas ideias voaram longe, vendo que seria muito mais do que apenas um incremento no meu curriculum”, declara.

Alessandra é a presidente da Solution Fones, nome dado à miniempresa criada e mantida pelos alunos do IFSC. Ela também relata que o aprendizado no programa vai além do empreendedorismo. “O programa incentiva a criatividade, a determinação, o respeito, o trabalho coletivo, me mostrando lições de vida e que posso acreditar no potencial da nossa miniempresa”, conclui.