Projeto do Departamento de Eletrônica recebe recursos da Fapesc

2. julho 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Matérias

O projeto Laboratório de Pesquisa em Processamento Eletrônico de Energia (LPEE), desenvolvido no Departamento de Eletrônica do Campus Florianópolis, foi contemplado com recursos na ordem de R$ 57.989,40 da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), por meio do Programa para Jovens Pesquisadores.

Coordenado pelo professor Flábio Alberto Bardemaker Batista, o projeto prevê a aquisição de equipamentos e montagem de infraestrutura inicial para um laboratório de pesquisa e iniciação científica em processamento eletrônico de energia.

A finalidade do laboratório será a realização de atividades de pesquisa e iniciação científica nas áreas de processamento eletrônico de energia e energias renováveis, além de atividades acadêmicas  complementares ao ensino, como, por exemplo, desenvolvimento de trabalhos de conclusão de curso e projetos integradores na área de eletrônica de potência e suas aplicações. A estrutura será utilizada por estudantes de ensino médio, graduação e pós-graduação, sob orientação dos docentes vinculados ao Grupo de Estudos de Novas Tecnologias (GENTec) lotados nos departamentos de Eletrônica e Eletrotécnica do Campus Florianópolis.

A chamada pública 004/2011 da Fapesc teve o objetivo de apoiar a instalação, modernização e ampliação da infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica em instituições catarinenses e fixar nelas novos pesquisadores, além de formar núcleos emergentes de pesquisa avançada. Puderam participar da seleção pesquisadores com doutorado concluído há menos de oito anos, currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes, vínculo celetista ou estatutário em instituição de Santa Catarina e produção científica e tecnológica relevante nos últimos cinco anos. Foram aprovados 40 projetos em todo o Estado, que no total receberão R$ 2,1 milhões, sendo R$ 700 mil da Fapesc e R$ 1,4 milhão do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Cada projeto selecionado recebe até R$ 60 mil, que devem ser investidos ao longo de dois anos.

Para consultar a lista de trabalhos selecionados, clique aqui.

Tags: , ,