Professor do Campus Florianópolis apresenta trabalho em evento internacional

16. julho 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Matérias

O professor Humberto Francisco Beirão Júnior, do Departamento de Eletrotécnica do Campus Florianópolis, participou entre os dias 3 e 5 de julho da I Conferência Internacional sobre Impacto Ambiental e Desenvolvimento, promovido pelo Instituto de Tecnologia de Wessex, na Inglaterra. Beirão apresentou o artigo “Um indicador sintético para avaliar a contribuição dos projetos de mecanismo de desenvolvimento limpo para o desenvolvimento sustentável na América Latina”, que também foi publicado no livro “Environment Impact 2012”, da Editora WIT.

Desenvolvido a partir da tese de doutorado do professor, defendida em novembro de 2011 na Universidade de Alcalá (Espanha), o artigo propõe a utilização do indicador chamado “Sustainable Development Index of Project” (SDIP), ou “índice de desenvolvimento sustentável de projeto”, como mecanismo de monitoramento de impacto ambiental, social e econômico. O indicador serve também para embasar a validação de projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (Clean Development Mechanism), previstos no Protocolo de Kyoto para reduzir as emissões de gases-estufa nos países em desenvolvimento. O trabalho de Beirão foi apresentado no dia 3 de julho, na sessão 2, que teve como tema “Políticas ambientais e planejamento”.

Tags: