IFSC fortalece parcerias com instituições europeias

17. julho 2012 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

O pró-reitor de Extensão e Relações Externas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Golberi de Salvador Ferreira, viajou à Europa no início deste mês a convite do Instituto Politécnico do Porto, da Universidade do Porto e da Universidade de Bilbao. Um dos motivos da viagem, foi a participação na REV2012 – Remote Engineering & Virtual Instrumentation, que aconteceu nos dias 4, 5 e 6 de julho, em Bilbao, na Espanha.

Além de participar do evento, o pró-reitor também participou de reuniões importantes para o fortalecimento de parcerias entre o IFSC e as instituições europeias. Em uma delas, realizada em Bilbao, ficou definido que a próxima edição do ICBL – International Conference on Interactive Computer Aided Blended Learning será realizado em Florianópolis. O evento será organizado pelo IFSC, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Segundo o pró-reitor, o ICBL foi o embrião das parcerias internacionais do IFSC. “O evento foi realizado aqui em Florianópolis em 2007 e 2008 e a partir dele, conseguimos viabilizar grandes parcerias com instituições de outros países, inclusive para realização de intercâmbios”, relata.

A quinta edição do evento acontece em novembro de 2013. “O ICBL é um evento tipicamente sul-americano e havia um grande interesse que ele fosse realizado aqui em Florianópolis novamente”, explica Golberi. Além disso, Florianópolis agora é uma das cidades candidatas a sediar a REV2015.

Outras parcerias

Outro assunto tratado durante a viagem foi a possibilidade da realização de uma etapa “sanduíche” na Universidade do Porto ou no Instituto Politécnico do Porto, do Programa de Doutorado Interinstitucional – DINTER que está em fase inicial em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). “A ideia é verificar se há projetos de interesse comum entre as instituições”, relata Golberi.

O pró-reitor também participou de uma reunião com o Gabinete de Relações Internacionais do Instituto Politécnico do Porto sobre a possibilidade de desenvolvimento de um Mestrado Profissional em parceria com a instituição portuguesa. A área ainda será definida.

Tags: