Greve no IFSC completa um mês

18. julho 2012 | Escrito por | Categoria: Matérias

A greve no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) completa hoje um mês. A paralisação, iniciada em 18 de junho, acompanha um movimento nacional dos servidores públicos federais em que se faz uma série de reivindicações junto ao Governo Federal.

Até o momento, o governo apresentou proposta apenas para os docentes, que ainda está sendo analisada pela categoria. O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) agora está empenhado para que se abram as negociações para a carreira dos técnico-administrativos.

A reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, reitera que o movimento é legítimo e que a reitoria procura manter o diálogo aberto. “Estamos preocupados em garantir as atividades essenciais para que as perdas acumuladas neste período de greve não sejam irreversíveis. Estamos lutando para que esse período seja o menor possível”, declara.

Segundo a reitora, ainda não há uma previsão do retorno das atividades. Porém, a reposição das aulas será garantida. “É um momento difícil para todos. Estamos priorizando o respeito ao movimento e trabalhando para que as negociações avancem e atendam os anseios de todos os servidores”, conclui a reitora.

Atividades nos campi

As matrículas dos candidatos aprovados em primeira chamada estão sendo realizadas normalmente em 18 dos 19 campi do IFSC. Apenas o Campus Florianópolis, localizado na Avenida Mauro Ramos, avaliou que não teria condições de realizar as matrículas dos novos alunos, devido à grande adesão dos servidores técnico-administrativos.

A adesão ao movimento continua sendo parcial. Os campi Caçador, Criciúma, Lages, São Miguel do Oeste, Urupema e Xanxerê estão com todas as atividades normalizadas. Já os campi Araranguá, Canoinhas, Chapecó, Florianópolis, Florianópolis-Continente, Garopaba, Gaspar, Geraldo Werninghaus, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Palhoça-Bilíngue, São José, e também a Reitoria estão com atividades parciais.

Reunião com Ministro da Educação

A reitora do IFSC participa de uma reunião esta tarde em Brasília com o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante.