Filiados ao Sinasefe podem migrar para novo plano de saúde

23. julho 2012 | Escrito por | Categoria: Gestão de Pessoas, Matérias

Servidores docentes e técnico-administrativos do IFSC filiados ao Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional (Sinasefe) que sejam usuários do plano de saúde Uniplan/Unimed podem migrar, a partir desta segunda-feira (23 de julho), para o plano Uniflex/Unimed, que é regulamentado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A partir de agosto, todos os novos filiados terão apenas a opção do Uniflex para adesão, já que o Uniplan, por fazer parte dos chamados planos antigos (anteriores à legislação regulamentadora de 1999), não deve receber novos usuários.

O plano Uniflex/Unimed será administrado pela empresa Viva, de Florianópolis, e oferecerá aos usuários um leque maior de possibilidades de contrato, com ou sem coparticipação. No caso da coparticipação, os percentuais podem ser de 20% ou 50%. Será possível ainda optar por contratos de abrangência regional, estadual ou nacional.

De acordo com a responsável pelo setor de convênios do Sinasefe, Dorlete Vieira, a contratação de um plano com coparticipação é vantajosa para quem não utiliza o plano de saúde com muita frequência. Já para usuários que realizam consultas médicas e procedimentos complexos com maior frequência, contratar um plano sem coparticipação pode ser melhor. “É importante que os filiados consultem todas as informações disponíveis para tomar a melhor decisão”, orienta Dorlete. No site do Sinasefe, na aba “Documentos”, há uma pasta com todas as orientações e informações importantes, além das tabelas com valores referentes a cada faixa etária, termos de adesão e fichas para cadastro.

Para migrar do plano Uniplan para o Uniflex, ou apenas aderir ao novo plano, o sindicalizado deve preencher, assinar e encaminhar ao Sinasefe a Ficha de Adesão e o Termo de Adesão referente à modalidade escolhida, além das cópias dos documentos de identidade do titular e dos dependentes (veja abaixo). Quem tiver dúvidas pode entrar em contato diretamente com a Viva Administradora de Benefícios, pelos telefones (48) 3039-1510 ou 8442-7666, pelo e-mail contato@viva.adm.br ou ainda pelo formulário de contato do site http://www.viva.adm.br. No Sinasefe, os filiados podem entrar em contato com Dorlete Vieira pelo e-mail convenios@sinasefe-sc.org.br ou pelo telefone (48) 3028-5787.

Saiba mais

– O plano Uniflex/Unimed tem três tipos de tabelas, que se diferenciam pela abrangência (regional, estadual e nacional), pelo tipo de acomodação (apartamento ou enfermaria) e pelo percentual de coparticipação (0%, 20% e 50%). Os preços variam de acordo com a faixa etária dos usuários. Para consultar as tabelas, clique aqui.

– Os planos permitem a inscrição dos seguintes dependentes: cônjuge; filhos solteiros com até 30 anos incompletos; enteado, criança ou adolescente sob a guarda ou tutela do usuário titular por força de decisão judicial, solteiro, com até 30 anos incompletos; companheira ou companheiro com união estável; filhos incapazes; netos com até 30 anos incompletos; pais, desde que dependam financeiramente do titular, com a devida comprovação por meio de declaração obtida em cartório ou declaração de Imposto de Renda.

– Para aderir ao plano Uniflex/Unimed, é preciso ser filiado ao Sinasefe-SC. Usuários do plano de saúde que se desfiliarem também perdem direito ao plano.

– Para aderir ou migrar do Uniplan para o Uniflex, o sindicalizado deverá seguir as seguintes etapas:

. ler o contrato assinado entre o Sinasefe e a Viva;
. ler e analisar as tabelas com as modalidades de planos disponíveis;
. ler a explicação sobre o funcionamento do sistema de coparticipação;
. optar por uma das modalidades de plano;
. preencher e assinar o Termo de Adesão correspondente à modalidade de plano escolhida;
. preencher e assinar a Ficha de Cadastro Individual;
. enviar o Termo de Adesão e a Ficha de Cadastro Individual ao Sinasefe, junto com cópias dos documentos exigidos para titular e dependentes. O envio de todos os documentos* pode ser feito em arquivos digitalizados, para o e-mail convenios@sinasefe-sc.org.br.

*Documentos necessários para o titular do plano: cópia do RG e do CPF; comprovante de residência (conta de água, luz, telefone ou contrato de aluguel de imóvel); comprovante de vínculo com o Sinasefe. Documentos necessários para os dependentes: cópia do RG, do CPF e certidão de casamento (para cônjuge do titular); cópia do RG, do CPF e da certidão de nascimento (para filhos do titular); cópia da certidão de nascimento ou do termo de guarda para fins de adoção (para filhos adotivos do titular); documento de decisão judicial que comprove a guarda ou tutela do usuário titular (para enteados do titular); cópia do RG, do CPG e escritura pública ou declaração particular de união estável (para companheiros/companheiras); cópia da certidão de nascimento e do RG dos pais (para netos do titular); declaração de dependência financeira lavrada em cartório ou declaração do Imposto de Renda (para pais do titular).

– Para consultar o documento completo do Sinasefe com as orientações para migração ou adesão ao plano Uniflex/Unimed, clique aqui.

– Para consultar o documento que esclarece o que é coparticipação, clique aqui.

Tags: ,