Greve no IFSC: semana é marcada por negociações em Brasília

27. julho 2012 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

Esta semana, gestores do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) receberam os sindicatos que representam os servidores da educação pública federal, entre eles o Sindicato Nacional dos Servidores Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Sinasefe), o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), a Federação de Sindicatos de Trabalhadores em Educação das Universidades Brasileiras (Fasubra) e a Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes).

Na reunião realizada na terça-feira (24) o governo apresentou uma nova proposta, considerando os ajustes feitos na primeira, apresentada anteriormente no dia 13 de julho. Após as reuniões, o Ministério da Educação e o Sinasefe divulgaram análises da nova proposta, que ainda está em discussão.

Clique aqui para ver a análise do MEC.

Clique aqui para conferir a análise feita pelo Sinasefe.

Uma nova reunião foi agendada para a próxima quarta-feira, dia 1º de agosto. Segundo o Ministério da Educação, só haverá uma proposta para a carreira técnico-administrativa quando houver um acordo fechado para a carreira docente.

Suspensão do início das aulas

Nesta quarta-feira (25) a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, emitiu uma nota oficial suspendendo o início do segundo semestre letivo nos campi onde o primeiro semestre não foi finalizado ou que o início do segundo está comprometido. Segundo a nota, o objetivo da suspensão é evitar maiores prejuízos aos alunos.

O calendário acadêmico está mantido nos campi Caçador, Criciúma, Garopaba, Lages e Urupema, onde há totais condições para o que o semestre letivo inicie.

Assembleia Sinasefe-SC

Na tarde desta quinta-feira (26) foi realizada assembleia do Sinasefe-SC, no ginásio do Campus Florianópolis. Cerca de 300 pessoas estiveram presentes, entre servidores de diversos campi, alunos e representantes de outras organizações, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a União Catarinense dos Estudantes (UCE). Os representantes de cada campus que estão com servidores em greve fizeram uma avaliação do movimento.

A reitora do IFSC esteve presente na assembleia para esclarecer a questão da suspensão do início das aulas e tranquilizar os servidores quanto às notícias veiculadas recentemente sobre as orientações do MPOG relativas ao corte do ponto. “O IFSC não irá efetuar o corte do ponto dos servidores em greve”, declarou.

Segundo a reitora, a maior preocupação agora é com a carreira técnico-administrativa. “Na reunião com o ministro Aloizio Mercadante na semana passada, esse foi o primeiro ponto colocado pelo Conif. Esperamos que seja apresentada uma proposta o quanto antes, para que possamos sair desse movimento com todas as categorias atendidas, e assim termos uma instituição cada vez melhor”, ressaltou Maria Clara.

A reitora aproveitou para tranquilizar os estudantes, garantindo que as matrículas dos novos alunos será realizada. “Assim que retomarmos as atividades normais do IFSC, todas as aulas serão repostas. Destacamos que o mais importante compromisso de todos os servidores é com nossos alunos”, concluiu.

Foto reunião Brasília: Sinasefe Nacional

Tags: ,