INEP lança guia para redação do Enem

31. julho 2012 | Escrito por | Categoria: Governo Federal, Notas

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) lançou mais uma ferramenta para os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se prepararem para a prova. É um guia que detalha os critérios de correção das redações do Enem, orienta os estudantes e apresenta exemplos de redações que obtiveram nota máxima no exame. Clique aqui para acessar o material.

Para a edição deste ano do Enem o número de corretores teve um aumento de 40%, e o sistema de correção foi aperfeiçoado. A nota da redação será dividida entre cinco competências: demonstrar conhecimento da norma culta padrão da língua escrita; compreender a proposta de redação e aplicar conceitos para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo; selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação, e elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Cada redação será avaliada por dois corretores independentes. Caso haja diferença superior a 80 pontos em qualquer competência ou maior que 200 pontos no total, a prova será reavaliada por um terceiro corretor. Persistindo as discrepâncias, uma banca avaliadora dará a nota final.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC

Tags: ,

Faça um comentário!