Projeto de carro-cadeira de rodas do Campus Araranguá completa um ano

2. agosto 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Matérias

O carro de corrida adaptado para cadeirantes, projeto inédito no Brasil realizado por alunos do curso técnico em Eletromecânica do Campus Araranguá, completa um ano de desenvolvimento. A próxima edição do Gravity Racing (corrida por gravidade), que está prevista para ocorrer no mês de setembro desse ano, contará com o novo veículo.

A ideia inicial do projeto foi incluir as pessoas com mobilidade reduzida do IFSC e da comunidade na competição Gravity Racing, que consiste na construção de carros movidos por gravidades pelos próprios alunos do curso técnico em Eletromecânica. O protótipo é composto por uma cadeira de rodas acoplada na parte frontal do carro de gravidade, onde o piloto poderá fazer todos os comandos – acelerar e frear, por exemplo – usando apenas as mãos.

Após meses de planejamento e desenvolvimento desde agosto de 2011, o projeto evolui na esfera de inclusão social. Além do reaproveitamento do material dos carros das corridas anteriores, o projeto pretende eliminar totalmente a sucata dos veículos por meio da doação anual da cadeira de rodas para cerca de 20 pessoas ou instituições. As cadeiras ainda poderão ser personalizadas, de acordo com a necessidade da pessoa beneficiada.

Segundo o professor e orientador do projeto, Fábio Evangelista Santana, o projeto autossustentável só traz benefícios. “É um carro fácil de produzir, de baixo custo e há uma facilidade muito maior em conseguir patrocínio em relação aos outros veículos. Queremos que sirva de modelo para todo o Brasil”, afirma.

No mês de junho, os alunos do segundo módulo do curso técnico em Eletromecânica, estudantes que irão conduzir os trabalhos do projeto, visitaram e apresentaram o carro-cadeira de rodas ao asilo Lar Beneficente São Vicente de Paulo.  “Os idosos serão os primeiros beneficiados.  Planejamos, posteriormente, a adesão da APAE ao projeto”, declara. A meta do professor Fábio é que, a partir de maio de 2013, 20 cadeirantes já participem dos próximos Gravity Racing, corrida de carros por gravidade já promovida há alguns anos em Araranguá pelo IFSC.

O projeto de pesquisa “Projeto e fabricação de uma cadeira de rodas de baixo custo acoplada ao projeto integrador do curso técnico em eletromecânica”, orientado pelo professor Fábio Evangelista Santana, foi desenvolvido pelos alunos Jonas Duarte, Magno Oliveira Homem e Rafael Camilo Rodrigues. O projeto exigiu a interação de diversas unidades curriculares do curso, como desenho técnico, metrologia, usinagem e soldagem, entre outras.

Tags: ,

Um comentário até o momento. em "Projeto de carro-cadeira de rodas do Campus Araranguá completa um ano"

1. Alexandre César Azevedo disse:

Eu trabalho com inclusão de alunos cegos, ensinando física, no Colégio Pedro II -R.J., já vi trabalhos de inclusão muito bons mas esse das cadeiras de rodas é algo fora do comum. SENSACIONAL.