Governo Federal recebe inscrições de novos grupos PET

3. agosto 2012 | Escrito por | Categoria: Governo Federal, Matérias

Professores do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) podem enviar até o dia 30 de agosto propostas para a criação de novos grupos do Programa de Educação Tutorial (PET). Desenvolvido em todo o país pelo Ministério da Educação, o PET apoia os alunos com trabalhos acadêmicos que integram ensino, pesquisa e extensão. Os bolsistas do PET, sob a orientação de um professor tutor, realizam atividades extracurriculares que complementam a formação acadêmica e atendem às necessidades do curso de graduação.

As Instituições de Ensino Superior (IES) poderão criar até 60 grupos PET. Atualmente, o IFSC tem dois PETs: PET Design e o PET Mecatrônica, ambos no Campus Florianópolis. De acordo com o professor-tutor do grupo PET do curso superior de tecnologia em Mecatrônica Industrial, Raimundo Matos da Cunha, o PET Mecatrônica contribui ativamente na melhoria do curso. “’Os alunos contribuem tanto no ensino, por meio de monitorias nas disciplinas do curso quanto no desenvolvimento de pesquisas e atividades de extensão, como minicursos, feiras e eventos”, declara.

O professor explica que a participação de alunos de todos os módulos no PET permite que aqueles que estão início do curso antecipem experiências das disciplinas curriculares. “A interação precoce com as fases mais adiantadas do curso aumenta a motivação do aluno, diminuindo a evasão escolar. Além disso, o PET estimula a dedicação e o bom desempenho dos alunos nos estudos”, destaca Raimundo.

Segundo o pró-reitor de Extensão e Relações Externas do IFSC, Golberi de Salvador Ferreira, o PET contribui com a elevação da qualidade da formação dos estudantes dos cursos superiores. “A participação de projetos federais como esse oferece novas perspectivas aos alunos que vão além do ensino em sala de aula”, afirma.

As inscrições estão abertas para discentes de todos módulos do curso. Os candidatos selecionados receberão bolsa mensal de R$ 400.  Para mais informações, consulte o edital.

Tags: , , ,