Greve no IFSC: governo apresentará proposta aos técnicos na próxima semana

3. agosto 2012 | Escrito por | Categoria: Matérias

Em reunião realizada em Brasília nesta quarta-feira (1º), o secretário de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, anunciou que a partir da próxima segunda-feira (06), será iniciada a negociação com os servidores técnico-administrativos das universidades e dos institutos federais.

A reitora do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Maria Clara Kaschny Schneider, reafirmou a necessidade de se discutir as reivindicações dos técnico-administrativos. “É fundamental a abertura do debate com os técnico-administrativos que realizam um trabalho de grande importância para nossas instituições”, destacou.

O governo anunciou que encerrou as negociações com os docentes. No entanto, a contraproposta foi aceita apenas pela Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes), que representa a minoria dos professores das universidades e dos institutos federais.

Já o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino (Andes) e o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Tecnológica (Sinasefe), este último que representa os servidores do IFSC, não consideram encerradas as negociações com os docentes. “A ideia é fortalecer ainda mais o movimento para forçar uma negociação”, explica Marival Coan, coordenador geral do Sinasefe-SC.

Suspensão das aulas no Campus Criciúma

Na semana passada, a reitora do IFSC emitiu nota oficial suspendendo o início do semestre letivo em 14 dos 19 campi do Instituto. A decisão foi referendada pelo Colégio de Dirigentes, e tem como objetivo evitar maiores prejuízos aos alunos.

Nesta semana, o Campus Criciúma, que chegou a iniciar as aulas do segundo semestre, também teve seu calendário suspenso. Os servidores do campus, após reunião realizada com integrantes do Comando de Greve, decidiram aderir ao movimento a partir desta quinta-feira (02).

Assim como os demais campi que estão com as aulas suspensas, o Campus Criciúma também terá que readequar seu calendário após o fim da paralisação. Os campi Caçador, Garopaba, Lages e Urupema continuam com o calendário acadêmico inalterado.

Ato unificados dos SPFs

Na tarde desta terça-feira (31), servidores públicos federais de diversas áreas se reuniram no Centro de Florianópolis. Os manifestantes se concentraram no Largo da Catedral Metropolitana e seguiram em passeata até o Terminal de Integração do Centro (TICEN), onde entregaram panfletos explicativos à população.

Uma nova assembleia do Sinasefe-SC está marcada para segunda-feira (06), às 13h, no Campus Florianópolis. Na pauta da reunião, está a avaliação da greve.

Foto reunião Brasília: Mércia Menescal/Proifes

Tags: ,