Alunos de graduação podem fazer inscrição para bolsas fora do país

6. agosto 2012 | Escrito por | Categoria: Governo Federal, Matérias

Austrália, Alemanha, Canadá, Coreia do Sul, Estados Unidos, Holanda e Reino Unido. Esses são os países onde os alunos dos cursos de graduação IFSC poderão fazer intercâmbio para complementar os estudos acadêmicos. Os estudantes já podem se inscrever para concorrer a bolsas da modalidade Sanduíche no Exterior do programa Governo Federal Ciência sem Fronteiras (CsF). Os candidatos selecionados poderão ingressar no exterior em janeiro ou setembro de 2013.

Durante seis meses, em tempo integral, os alunos irão estudar em uma universidade estrangeira para validar créditos de disciplinas semelhantes ao perfil acadêmico dos cursos do IFSC. Esse período poderá ser estendido por mais seis meses caso haja disponibilidade de estágio de pesquisa ou inovação tecnológica em instituições ou centros de pesquisa. Parte desse período poderá ser destinado, antes do período letivo, ao aprimoramento do idioma de alunos em cursos de línguas.

De acordo com o coordenador de assuntos internacionais do IF-SC, Jair Líbero Cadorin, há experiências que apenas a internacionalização pode oferecer. “Como a vivência no exterior é o melhor meio de acesso a uma nova cultura, hábitos, conhecimento, os alunos irão retornar com uma nova mentalidade, podendo contribuir no ensino, na pesquisa e na extensão do IFSC. Além disso, a divulgação do Instituto por nossos alunos representará muito bem o Brasil”, afirma.

Para se candidatar, o estudante deve estar matriculado em curso e nível superior nas áreas e temas do programa; ter nacionalidade brasileira, ter cursado no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto e apresentar o teste de proficiência na língua do país de destino. Pontuação maior que 600 pontos no ENEM realizado após 2009 também será utilizada como critério classificatório.

O programa Ciência Sem Fronteiras arcará com todos os custos das despesas básicas dos participantes como taxas escolares, auxílio instalação, auxílio deslocamento, auxílio material didático. A meta do programa é oferecer 101 mil bolsas de graduação e pós-graduação até 2015. Para este ano, a previsão é a concessão de 20 mil bolsas. Somente para os Estados Unidos serão distribuídas até 5 mil bolsas.

Clique aqui e confira o procedimento para a efetivação da inscrição no Programa Ciência Sem Fronteiras e no IFSC. O prazo das inscrições é até dia 14 de setembro. Antes da candidatura, o participante deve ler atentamente todo o texto da chamada e a Cartilha com Informações de Apoio ao Estudante no Exterior. A íntegra dos editais está disponível neste link.

Em caso de dúvidas, envie email para assint@ifsc.edu.br.

Tags: ,