Capacitação reúne professores e tutores de Educação a Distância em Florianópolis

17. agosto 2012 | Escrito por | Categoria: Eventos, Matérias

Nesta sexta-feira (17) e neste sábado (18), cerca de 190 professores e tutores que atuam no programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) do IFSC participam de uma capacitação sobre a construção de monografias em Educação a Distância (EaD). O encontro foi feito num momento em que o departamento de EaD do IFSC vive a segunda experiência de elaboração de monografias por parte de alunos dos cursos de pós-graduação em Ensino de Ciências, Gestão Pública e Gestão em Saúde. A capacitação conta com palestras, oficinas e trabalhos em grupo e está sendo realizada no hotel Floph, na capital catarinense.

Na cerimônia de abertura, o chefe do Departamento de EaD do IFSC e coordenador do programa UAB no Instituto, Paulo Weigmann, destacou que o modelo do IFSC é referência para outras instituições. “A grande procura que temos de candidatos e de pessoas interessadas em trabalhar no programa demonstram a qualidade da nossa oferta de EaD e da marca IFSC”, afirmou.

A reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, que também participou da abertura, ressaltou que o avanço da EaD no IFSC depende das capacitações. “Precisamos manter o que já construímos e avançar ainda mais por meio de debates e discussões”, disse.

A dirigente destacou que o IFSC vive um novo momento na EaD com uma sede própria que já foi providenciada por meio do aluguel de um prédio no centro de Florianópolis. “Estamos investindo nessa modalidade, pois acreditamos que a EaD é um desafio, mas que faz muita diferença na vida das pessoas”, afirmou.

Para a pró-reitora de Ensino do IFSC, Daniela de Carvalho Carrelas, a EaD é um caminho para o desenvolvimento do País. “A EaD leva a educação a pessoas em lugares remotos que não teriam condições de ir a cursos presenciais”, explicou em seu discurso na abertura da capacitação. Segundo Daniela, a modalidade tem um papel inclusivo, pois permite que os alunos conciliem trabalho e estudo.

Quem também compôs a mesa de abertura foi a diretora de ensino, pesquisa e extensão do Campus Florianópolis, Cláudia Regina Silveira – representando o diretor-geral do campus que atualmente ainda abriga a estrutura de EaD do IFSC. “Esperamos que este evento venha a contribuir para nossa EaD para que possamos compartilhar nossos anseios e discutir sobre possíveis soluções para as dificuldades que encontramos”, disse.

O objetivo da capacitação desses dois dias é dar orientações aos professores e tutores sobre o processo de construção e defesa de monografias na EaD. A assessora pedagógica do programa UaB no IFSC, Rita Flor, explica que, no caso da EaD, a dificuldade de orientação é maior do que no ensino presencial. “Nessa modalidade, não se pode deixar o aluno muito livre, o que exige um acompanhamento o mais próximo possível e um acompanhamento continuado”, afirma.

Cerca de 600 estudantes dos cursos de pós-graduação em Ensino de Ciências, Gestão Pública e Gestão em Saúde devem iniciar suas monografias neste semestre e terão cerca de seis meses para finalizar os trabalhos com as orientações da equipe de professores e tutores do IFSC.