IFSC pode receber R$ 1 milhão do MEC para projetos de extensão

17. agosto 2012 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) poderá investir mais em ações de extensão e pesquisa aplicada até o final deste ano. O recurso extraorçamentário de R$ 1 milhão foi anunciado pela Secretária de Educação Profissional do Ministério da Educação (Setec/MEC) na última semana. O IFSC irá enviar até esta sexta-feira para Brasília a lista com os projetos que poderão ser contemplados.

O pró-reitor de Extensão e Relações Externas do IFSC, Golberi de Salvador Ferreira, explica que a verba será destinada para projetos institucionais e dos campi. O recurso será usado para ações que já estavam previstas – mas que seriam financiadas com orçamento do IFSC – e para novas iniciativas que só serão possíveis graças a essa verba extra. “Com a vinda desse recurso que não estava previsto, poderemos deixar de usar verba do IFSC e aplicá-la em outras áreas que também necessitam de investimento”, destaca Golberi.

Entre os projetos institucionais que serão beneficiados, estão o Polo de Extensão do IF-SC em Paulo Lopes (Poloex) , o Didascálico – Mostra de Arte e Cultura, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a orquestra, o programa de mobilidade acadêmica e a pesquisa de demanda da Pró-Reitoria de Ensino. O recurso será usado ainda para a participação do IFSC nas etapas regional e nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF), o pagamento de bolsas para estudantes fazerem cursos e provas de proficiência em língua estrangeira – exigidas para programas de intercâmbio -, publicação de livros, curso regionalizado de propriedade intelectual e workshop de inovação. Com a verba extra, será possível fazer também um novo edital de participação em eventos para servidores, investir no num programa de intercâmbio para alunos dos cursos técnicos e ampliar os projetos atendidos no edital de pequenos projetos da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas.

Na reunião do Colégio de Dirigentes realizada nesta segunda-feira (13), o edital da Setec/MEC foi apresentado aos diretores dos campi do IFSC que enviaram à pró-reitoria de Extensão e Relações Externas sugestões de ações do campus para serem contempladas por esse edital. “Vamos analisar as propostas de acordo com a disponibilidade de recursos e características dos projetos”, conta Golberi.

A escolha de projetos do IFSC a serem inscritos foi feita em função das especificidades do edital, que só permite que alguns objetos sejam financiáveis. Até esta sexta-feira (17), o IFSC deve enviar à Setec/MEC os projetos que poderão ser beneficiados pelo edital. “Acreditamos que as chances de todos serem contemplados é grande”, afirma o pró-reitor.