Biblioteca do Campus Lages tem nova programação cultural

22. agosto 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Lages, Matérias

As atividades culturais da biblioteca Campus Lages vão além da exposição mensal de artes visuais. Em homenagem ao dia do folclore (22), esculturas, documentários e contos farão parte da exposição “A serpente do tanque e o folclore lageano”. O público poderá conferir esse projeto de extensão até o dia 15 de setembro – mesmo período do concurso literário do campus.

A exposição tem como objetivo principal fazer renascer as histórias do folclore de Lages e estimular o interesse pela cultura, principalmente mitos e lendas locais. “A região serrana possui muitas lendas criadas a partir do cotidiano das pessoas, porém essas histórias estão sendo esquecidas, ou deixadas por causa de novas posturas sociais das pessoas, dificilmente grupos se reúnem para ouvir histórias”, afirma a bibliotecária e coordenadora do projeto de extensão Marcia Medeiros de Lima.

Estão previstas várias atividades ao longo das próximas semanas. Além da apresentação diária do documentário “A lenda da serpente do tanque”, o autor das esculturas que estão em exposição no campus, José Cristóvão Batista, irá apresentar suas obras nesta quarta-feira (22), às 20h30.  Os trabalhos do artista representam cenas cotidianas do município.

Embora esteja com data indefinida na programação, o grupo de terceira idade do Bairro São Francisco também participará do projeto por meio da contação de histórias. Os contos dos idosos serão gravados, transcritos e publicados em um livro que será editado pelo IFSC em 2013. A obra também será composta por cinco contos da comunidade interna do IFSC selecionados no concurso literário do campus.  Para participar dessa atividade é preciso seguir as normas disponibilizadas na biblioteca.

Para a Márcia, participar desse projeto está sendo gratificante. “A biblioteca está cumprindo com a sua missão de colaborar com o ensino integral do aluno, proporcionando uma visão ampla da realidade por meio do estímulo e acesso a cultura e a arte”, declara. O horário de funcionamento da biblioteca do Campus Lages para visitação é de 2ª a 6ª, das 13h às 22h. A exceção fica por conta das escolas do município que devem agendar horário.