IFSC terá novos cursos de graduação em 2013

22. agosto 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Gestão, Matérias

Conselheiros aprovam a criação dos novos cursos de engenharia do Campus Florianópolis

Foi aprovada nesta quarta-feira (22), na reunião do Conselho Superior do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), a criação de seis novos cursos de graduação. A partir de 2013, serão ofertados no Campus Florianópolis os cursos de engenharias civil, eletrônica, elétrica e mecatrônica. Já o Campus Florianópolis-Continente passa a oferecer seus primeiros cursos superiores de tecnologia em Hotelaria e Gastronomia.

Os novos cursos de engenharia são os primeiros do tipo do Campus Florianópolis que, até então, oferece cursos de qualificação, técnicos, superiores de tecnologia e de pós-graduação. Com a criação dos novos cursos, será suspensa a oferta do curso superior de tecnologia em Mecatrônica Industrial. Já os cursos superiores de tecnologia em Sistemas de Energia, Sistemas Eletrônicos e Construção de Edifícios continuam abertos nos próximos processos seletivos.

A reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, destaca que esse é um importante momento para o Instituto. “Esses novos cursos vêm numa época de muita maturidade da instituição em que contamos com o compromisso dos servidores para termos novas ofertas que representam mais opções e possibilidades para nossa população”, ressalta.

O diretor-geral do Campus Florianópolis, Maurício Gariba Júnior, reforça que a aprovação dos cursos de engenharia é resultado de um intenso trabalho de equipe dos servidores e de um comprometimento de todos. “Nosso campus já possui uma excelência nos cursos técnicos e tecnólogos e a oferta das primeiras engenharias do campus é um passo importante para todo o IFSC, pois abre novas oportunidades”, afirma.

Para não concorrer com cursos já existentes no mercado, as engenharias do Campus Florianópolis buscarão concentrar a maior parte das aulas em apenas um período, permitindo que os futuros alunos conciliem estudo e trabalho. “Com esse foco, reforçamos nosso papel de inclusão e pretendemos atingir um público para o qual fazer engenharia era apenas um sonho”, explica a reitora. A previsão é que as aulas dos novos cursos sejam concentradas nos seguintes turnos: engenharia civil (noturno), engenharia mecatrônica (vespertino), engenharia elétrica (vespertino) e engenharia eletrônica (matutino).

Cada curso de engenharia ofertará 40 vagas por semestre. As engenharias elétrica, eletrônica e mecatrônica serão ofertadas já no processo seletivo 2013.1 – sendo que a entrada nos cursos será semestral. Já a engenharia civil terá entrada anual e começa a ser ofertada apenas no segundo semestre de 2013.
Os cursos superiores de tecnologia em Hotelaria e Gastronomia do Campus Florianópolis-Continente terão 36 vagas cada e serão ofertados no período matutino já no primeiro semestre de 2013. Para a diretora-geral do campus, Nelda Plentz de Oliveira, a oferta dos primeiros cursos do campus nessa modalidade é um avanço significativo. “É uma oferta que já constava no plano de desenvolvimento institucional do campus e que já possui uma demanda, como nossos próprios egressos de cursos técnicos”, conta.

Tags: