Alunos do Campus Criciúma são classificados para a 8ª OBMEP

23. agosto 2012 | Escrito por | Categoria: Câmpus Criciúma, Governo Federal, Matérias

Alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Campus Criciúma participaram da 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e quatro passaram para a 2ª fase – última etapa da competição. A 1ª fase ocorreu no dia 5 de junho, nas salas de aula do campus, e reuniu os estudantes dos cursos técnicos em Edificações e Mecatrônica.

Como nos anos anteriores o Campus Criciúma só oferecia cursos FIC e técnico subsequente, essa foi a primeira vez que o campus participou da competição. Dentre os alunos do ensino médio integrado que participaram da competição, Emanuel Silva Rosa, Frederico de Oliveira da Rosa, Guilherme Rafael e Vitalli Streliaev Centeno Kyburz foram classificados para a 2ª fase. Os quatro estudantes estão no segundo módulo do curso técnico em Mecatrônica.

A professora de Matemática do campus, Vanessa Dambros, afirma que a participação de todos os alunos é fundamental, tanto para agregar experiência como para incentivar os estudos nas áreas de cálculo. “Aqueles que foram classificados são alunos que têm facilidade de interpretação e raciocínio lógico e se empenharam para resolver a prova com tranquilidade e dedicação”, declara.

Apesar da prova conter questões que envolvem os três anos do ensino médio, a professora explica que as aulas de estímulo ao raciocínio e desenvolvimento lógico do IFSC e o esforço dos alunos foram decisivos. “Antes da olimpíada eles já demonstravam interesse, perguntando quando e como iria ocorrer. Depois de baixarem as provas anteriores, eles ficavam muito instigados com algumas questões e vinham discutir soluções comigo”, destaca.

Um dos classificados do Campus Criciúma, Vitalli Streliaev Centeno Kyburz, de 15 anos, já é veterano na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.  Desde 2009, quando estudava no ensino fundamental em outra instituição, Vitalli consegue pontuação mínima para fazer a prova da 2ª fase. O aluno afirma que participa da OBMEP porque gosta de matemática. “Estou muito feliz com o resultado. Consegui passar para a 2ª fase por ter me esforçado bastante na prova e por persistir nas questões que estavam muito difíceis”, diz.

Preparação para a última etapa

Para a professora Vanessa, o trabalho extraclasse com questões das provas anteriores irá preparar ainda mais os alunos classificados. “Estou otimista com o desempenho destes estudantes” diz. O laboratório de matemática do Campus Criciúma também oferece equipamentos com recursos que desafiam o raciocínio. “Nesse local os alunos acabam criando laços de proximidade com a professora durante as aulas, o que ajuda na relação de segurança para perguntar algo relacionado ao conteúdo, principalmente para quem é mais tímido”, explica a professora.

A prova da 2ª fase será realizada no dia 15 de setembro.  Alunos, professores, escolas e secretarias de educação também serão premiados. A OBMEP irá conceder 500 medalhas de ouro, 900 medalhas de prata, 3.100 medalhas de bronze e até 46.200 certificados de Menção Honrosa.

Os medalhistas de ouro, prata ou bronze poderão se candidatar ao Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME). Esses alunos premiados e regularmente matriculados em escolas públicas em 2013 também terão a oportunidade de aderir ao Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-OBMEP). A participação no Programa dá direito a uma bolsa de Iniciação Científica Jr do CNPq.

A divulgação dos premiados ocorrerá no dia 30 de novembro. Para saber mais sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, visite o site do evento.

Tags: ,