Reitora recebe alunos do Campus Florianópolis

28. agosto 2012 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

Nesta terça-feira (28) a reitora do Instituto Federal de Santa Catarina, Maria Clara Kaschny Schneider, recebeu representantes das oitavas fases dos cursos técnicos integrados e do grêmio estudantil do Campus Florianópolis. Os alunos estavam acompanhados da professora e coordenadora do curso técnico integrado em Química, Berenice da Silva Junkes.

O motivo principal da reunião foi a preocupação dos alunos em relação ao término do segundo semestre, que será prejudicado por causa da greve. Os alunos temem que a participação deles nos processos seletivos para ingresso em universidades já no próximo ano possa ser afetada devido ao prolongamento do semestre até 2013.

A reitora se colocou à disposição dos alunos para tentar resolver a situação. “Entendo a preocupação de vocês e acredito que os formandos precisam ter um tratamento diferenciado, até porque vocês têm uma perspectiva de continuidade dos estudos mais urgente”, conta.

Quando a paralisação for encerrada, o IFSC divulgará um calendário unificado para o segundo semestre. A partir dele, os campi deverão adequar seus calendários de acordo com a situação de cada curso. “Assim que a greve terminar, o retorno das atividades será imediato. Sabemos que isso faz diferença para os alunos e a gente deve isso a vocês”, declara.

A reitora afirmou que para a reposição das aulas do primeiro semestre, no caso que cursos que não encerraram as aulas, haverá concentração da carga horária. “Como cumprimos os 100 dias letivos que determina a lei, isso pode ser feito”, conta.

Maria Clara ressaltou que a situação dos formandos dos cinco cursos técnicos integrados do Campus Florianópolis será analisada de maneira distinta. “Como tivemos um tratamento diferenciado com os formandos do primeiro semestre, podemos avaliar como isso pode ser feito para vocês também. Vamos consultar a pró-reitoria de Ensino e ver o que pode ser feito”, explica.

A reitora elogiou a atitude dos alunos de procurar a Reitoria para expor suas preocupações. “É importante vocês estarem mobilizados e sempre se posicionarem em relação às questões que afetem diretamente a vida de vocês”, conclui.

Tags: